Publicado 02/02/2026 09:00
Paracambi – Na última semana, o Parque Natural Municipal do Curió celebrou 24 anos de sua criação, instituída pela Lei Municipal nº 1.001, de 29 de janeiro de 2002, que o definiu como Unidade de Proteção Integral. Em comemoração à data, foram plantadas 402 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área do parque que apresentava degradação ambiental.
PublicidadeO plantio foi uma iniciativa da Prefeitura de Paracambi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, em parceria com o Projeto Jovens Líderes pelo Clima, da ONG Onda Verde, com a Cedae e com o Instituto de Educação Ambiental e Ecoturismo (EAE).
O Parque Natural Municipal do Curió é uma Unidade de Proteção Integral que abriga uma rica biodiversidade de fauna e flora. É o terceiro maior parque municipal do Estado do Rio de Janeiro, com 913 hectares de extensão. Seu território abrange áreas urbanas e zonas de preservação ambiental mais restritas, incluindo um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS).
A ação atende ao programa “Uma Vida, Uma Árvore”, instituído pela Lei Municipal nº 1.821/2025, que prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município de Paracambi. Em 2025, foram registrados 402 nascimentos no município. A lei foi criada com o objetivo de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima e o ODS 15 – Vida Terrestre.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Clima, Hélio Vanderlei, ressaltou o trabalho de preservação ambiental realizado no município.
“Recuperar áreas degradadas é estratégico para a cidade. Paracambi tem 48% de suas áreas verdes protegidas e queremos chegar a 70% ao final de quatro anos, com a criação de novas unidades de conservação. Nós vivemos de ação, e essa pequena floresta plantada será o resultado do amanhã”, concluiu.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Paracambi com a preservação desse importante espaço ambiental para a Baixada Fluminense. A manutenção do Parque Natural Municipal do Curió como área de lazer e atração turística integra as metas da gestão municipal, valorizando o potencial ambiental e cultural da região, com foco no bem-estar da população e no desenvolvimento local sustentável.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.