Através de uma brincadeira de escrever em balões os seus medos e inseguranças, o grupo enfrentou assuntos delicados e situações difíceis em grupoDivulgação
Publicado 11/09/2023 20:58 | Atualizado 11/09/2023 21:08
Publicidade
Paraíba do Sul - Seguindo as ações do mês do Setembro Amarelo, uma campanha a favor da vida, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Vila Salutaris realizou, nesta segunda-feira, dia 11, uma roda de conversa sobre o tema “Saúde Mental” com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Terceira Idade Viva.
A dinâmica proposta pela equipe do CRAS abordou a necessidade de cuidado com a saúde mental e a importância em contar com uma rede de apoio em momentos de angústia. Através de uma brincadeira de escrever em balões os seus medos e inseguranças, o grupo enfrentou assuntos delicados e situações difíceis em grupo.
Segundo os dados do IBGE, também representado no Boletim de Saúde Mental do Observatório Nacional da Família, em 2019, os idosos entre 60 e 64 anos representavam a faixa etária proporcionalmente mais afetada pela depressão: 13,2% tinham sido diagnosticados a doença. Dentre as causas mais comuns do acometimento da depressão nessa faixa etária estão o abandono familiar e o sentimento de inutilidade ocasionado pelo abandono das atividades laborais.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.
Publicidade
Leia mais