Para a construção dos fornos de fabricação clandestina de carvão foram desmatados cerca de 10 mil metros quadrados de área permanente da Serra da Bocaina em Paraty.Divulgaação/Linha Verde Disque Denúncia
Publicado 21/03/2023 10:41
Publicidade
Paraty- A partir de uma denúncia sobre desmatamento em Paraty/RJ, na Costa Verde Fluminense, feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares identificaram nesta segunda-feira (20), no bairro Areal do Taquari, a construção de três fornos que seriam utilizados para fabricação clandestina de carvão. Ninguém foi preso.
Seguindo as informações cedidas pelo Linha Verde, assim que chegaram à Rua da Assembleia, conhecida como Estrada Bertano, os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, constataram o desmatamento florestal com diversas árvores de grande e médio porte cortadas, além da abertura de uma estrada e instalação de estacas dividindo lotes, degradando uma área com cerca de 10 mil metros quadrados. Durante a fiscalização, a equipe da 4ª UPAm ainda se deparou com a construção de fornos para fazer carvão vegetal e cozinhar tijolos.
Segundo a PM, o terreno estaria no interior da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, não havendo placas indicativas contendo licenciamento e tampouco os suspeitos de cometerem os crimes. A ocorrência foi registrada na 167ª DP, com base nos artigos 38 e 60 da lei 9605/98. A Polícia Civil se3gue investigando o caso.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, já cadastrou 32 denúncias de crimes ambientais em Paraty neste ano de 2023 e solicita a ajuda da população para denunciar qualquer crime contra o meio ambiente exclusivamente pelos seguintes canais: Telefones 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.

Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias