Corte de Palmeiras em Paraty crime ambientalDivulgação/Disque Denúncia
Publicado 17/04/2023 10:04 | Atualizado 17/04/2023 10:08
Publicidade
Costa Verde – Três cidades da Costa Verde, Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, no sul do Estado, foram denunciadas ao Linha Verde do Disque Denúncia, sobre crime ambiental. Policiais da 4ª UPAm foram checar as informações e constataram os crimes. As ocorrências foram registradas nas delegacias da cidade, que seguem investigando o caso.
Paraty
Nesse domingo (16), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram o corte de duas palmeiras, em Mambucaba, Paraty/RJ.

Segundo os agentes da 4ª UPAm a denúncia mencionava que homens com motosserra vinham cortando árvores de maneira ilegal, na Rua Carajás, na Vila Operária de Paraty/RJ. Assim que chegaram ao local os policiais constataram o crime. Durante a fiscalização, não encontraram nenhum suspeito ou placas indicativas de licenciamento para a atividade. Diante dos fatos, os agentes da UPAm se deslocaram à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Mangaratiba
Corte de árvores com uso de motosserra  - Divulgação/Disque Denúncia
Corte de árvores com uso de motosserra Divulgação/Disque Denúncia
Policiais militares da 4ª UPAm, estiveram na quinta-feira (13) em Conceição de Jacareí, Mangaratiba/RJ, onde observaram a destruição de floresta considerada área de preservação permanente, extração de recursos minerais e uso de motosserra sem licença.
Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, munidos com as informações do Linha Verde, foram checar as denúncias e próximo à Rua Dois, flagraram um homem tentando fugir ao avistar a presença dos policiais. Foi realizado um cerco no local e o homem acabou capturado.
Durante diligências no entorno, foi verificada a degradação ambiental de uma área com 5 mil metros quadrados, que seria área de preservação por estar a menos de 30 metros de um curso de água, além do corte de pelo menos 35 árvores, sendo de pequeno, médio e grande porte e com indícios de cortes feitos com motosserra, além da extração de pedras e seu beneficiamento. Vale frisar que, segundo a equipe da UPAm, não havia nenhuma placa contendo informações sobre licenciamento e autorização para as atividades. Em uma residência localizada ao lado do terreno degradado, os policiais encontraram uma senhora que estava em sua varanda observando a ação e, ao seu lado, uma motosserra. Ela foi questionada sobre a Licença de Porte de Uso de Motosserra (LPU), mas informou não possuir nenhuma licença e que não sabia de quem seria a ferramenta. Diante dos fatos, os policiais apreenderam o equipamento e o fato foi registrado na 165ª Delegacia.
Angra dos Reis

Através de uma informação sobre desmatamento e extração irregular do solo repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, estiveram nessa quinta-feira (13) na Monsuaba, em Angra dos Reis/RJ, onde identificaram uma obra irregular em um terreno localizado na Rua Benedito Teixeira do Nascimento.
Construção irregular na Monsuaba Divulgação/Disque Denúncia
Agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, com a denúncia em mãos, foram ao local e em contato com a dona do empreendimento, foram informados de que a mesma estaria construindo dois parqueamentos para estacionar seus veículos. Foi verificada pelos agentes, a supressão de vegetação, com corte de árvores e dois pontos de corte de talude. Ainda segundo ela, o terreno foi comprado de um senhor, mas não havia nenhuma documentação do terreno e tampouco licenças ou autorizações para a obra. Diante dos fatos, a equipe da 4ª UPAm procedeu à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com a lei 9605/98.
O Disque Denúncia reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias