Publicado 02/05/2023 13:24
Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Habitação de Paty do Alferes, por meio do Programa Criança Feliz, realizou a 3ª edição do Encontro de Gestantes, um evento para conscientizar e informar as mulheres acompanhadas pelo programa sobre temas como pré-natal, amamentação e pós-parto, visando à saúde e o vínculo afetivo com seus bebês.
O evento, que contou com palestra da fisioterapeuta e consultora em amamentação Amanda Santis, é apenas uma das ações realizadas periodicamente pelo Programa. A coordenadora, Marcela Corrêa, explica a finalidade do Criança Feliz e a quem se destina. “O Programa, acima de tudo, é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até três anos, crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e crianças até seis anos afastadas do convívio familiar, tenham a assistência e todas as informações que precisam para cuidar e amparar seus pequenos e contribuir para sua evolução em todas as esferas.”.
O Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz
Por meio de um trabalho intersetorial entre a rede pública e as visitas domiciliares semanais, o Programa busca promover o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Efetivamente, a iniciativa contribui no exercício da parentalidade, apoiando as gestantes e a família na preparação para o nascimento do bebê e nos cuidados perinatais, além de estimular o fortalecimento dos vínculos e o papel da rede familiar nas funções de cuidado, proteção e educação de suas crianças.
Outra contribuição importante é a mediação do acesso da gestante, das crianças na primeira infância e suas famílias às políticas e serviços públicos que necessitarem. Atualmente, 16 visitadores acompanham 59 gestantes e 389 crianças em 24 bairros no município de Paty do Alferes, mas são feitas novas adesões regularmente.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.