Trecho da Rota Avelar, em Paty do AlferesDivulgação
Publicado 14/09/2023 14:43
Publicidade
De acordo com dados apurados pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Paty do Alferes ficou em primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro no índice relativo à "Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente", um dos itens avaliados no ICMS Ecológico referente ao ano fiscal de 2024, apurado neste 2023. O município, administrado pelo prefeito Juninho Bernardes, atingiu 8.5 no item, nota que nenhum dos outros 91 municípios alcançou. Veja a lista completa na galeria de fotos.
No levantamento do ano passado, Paty do Alferes já havia se destacado entre os 10 melhores municípios nos índices relativos ao manejo de resíduos e da qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente, referente ao ano fiscal de 2023, apurado em 2022, segundo o ranking divulgado pela equipe da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS). 
O ICMS Ecológico premia os municípios que promovem ações específicas para melhoria da qualidade do Meio Ambiente ou que necessitam de ressarcimento por eventual restrição de uso de seu território, como é o caso das áreas protegidas. Um percentual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias do Estado (ICMS) é então destinado aos municípios, em forma de repasse financeiro, de acordo com a sua performance.
Publicidade
Leia mais