Publicado 29/07/2024 17:07
Mais uma conquista de destaque para a população patiense: o prefeito Juninho Bernardes entregou a revitalização da Aldeia de Arcozelo em um evento realizado na sexta-feira (26). A cerimônia, marcada por muita emoção e cultura, contou com a presença de autoridades, artistas e representantes da sociedade civil, que puderam conferir de perto as melhorias realizadas no complexo cultural da Aldeia. A Prefeitura de Paty revitalizou o Teatro Renato Vianna, a Galeria Pancetti, o Bistrô Poema Bar e o Salão de Artes. Além disso, uma nova escola, com 10 salas de aula, foi construída no local e, em breve, será inaugurada.
PublicidadeA noite começou com apresentações do Festival do Vale do Café, destacando a performance do grupo de dança Tambores do Aço. Em seguida, o músico Silvinho Pontes prestou uma homenagem a Zé da Velha. Após as apresentações, ocorreu a solenidade de abertura e, para encerrar a noite, o público assistiu ao primeiro espetáculo do 47º Festival de Teatro da FETAERJ, que retorna à Aldeia após 10 anos de interdição do espaço, e, até o dia 03 de agosto, terá 18 apresentações de teatro gratuitas.
Autoridades parabenizam a iniciativa
Durante a inauguração, diversas autoridades elogiaram a coragem e o compromisso com a cultura do Prefeito Juninho Bernardes. O empresário e presidente do Instituto Cultural de Vassouras, Ronaldo César Coelho, parabenizou Juninho pela obra e por compreender a importância da cultura para a consciência de um povo, destacando a relevância da Aldeia para o Vale do Café.
O presidente da FETAERJ, Pablo Rodrigues, também parabenizou o prefeito e o procurador Marcelo Mourão por defenderem os interesses dos artistas e amantes da cultura, revitalizando o local.
O diretor executivo substituto da Funarte, Marcos Teixeira, enfatizou a importância do acordo entre a Funarte e o município, que permitiu a assinatura do termo de uso e a realização das obras. Ele destacou a responsabilidade da instituição em continuar a revitalização e o uso deste importante espaço.
A secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, parabenizou Juninho pela coragem de revitalizar o espaço e afirmou que o estado vai apoiar Paty a manter a Aldeia funcionando.
Prefeito Juninho
Muito emocionado, o Prefeito Juninho iniciou seu discurso agradecendo a toda a equipe da prefeitura envolvida na obra, ao governador Cláudio Castro, ao deputado Áureo Ribeiro, ao seu pai Eurico Júnior, a Ronaldo César Coelho, a Danielle Barros, à Funarte e à FETAERJ.
Em seguida, ele falou sobre os esforços de sua gestão pela cultura: "Quando assumi a Prefeitura, me incomodava Paty não estar presente no Vale do Café, apesar de sua importância para a região. Conseguimos valorizar nossa cultura e patrimônio com a restauração do antigo Casarão da Câmara, que hoje é um lindo Memorial que conta a nossa rica história. Fizemos a restauração estrutural da nossa Igreja Matriz e estamos buscando recursos para a restauração interna. Estamos criando o Parque Fazenda Monte Alegre, uma rica fazenda bicentenária que vai oferecer a experiência do café, com visita à sede histórica, trilhas, parque de esculturas, restaurante e formação de mão de obra. E hoje, estamos entregando a Aldeia de volta à população, porque acreditamos no poder e na força da cultura para gerar renda, fortalecer a identidade e fomentar nosso turismo", finalizou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.