Publicado 04/10/2024 15:44
Paty do Alferes deu um novo passo rumo à evolução da educação inclusiva e à garantia de direitos das pessoas com autismo. Na última segunda (30), o TEA AME (Atendimento Multidisciplinar Especializado ao Estudante com o Transtorno do Espectro Autista) foi inaugurado pelo prefeito Juninho Bernardes com o objetivo de oferecer suporte ao aprendizado dos estudantes com TEA da rede municipal por meio de um atendimento multidisciplinar com vistas ao seu desenvolvimento funcional e pedagógico.
Publicidade“Este é um equipamento vinculado à Secretaria de Educação ligado diretamente à Coordenação de Educação Especial e Inclusiva. O espaço foi organizado com base no pressuposto de que a educação possui um potencial transformador e que, para tanto, precisa ser pensada e praticada visando à equidade, considerando as habilidades e necessidade dos estudantes com TEA, bem como de suas famílias, levando em conta a crescente demanda de autistas no Brasil e, em consequência, no município”, explica Moisés Teixeira, um dos coordenadores do espaço, junto a Vânia Castro. Na rede municipal de Paty, cerca de 118 alunos foram diagnosticados com o transtorno do espectro autista.
O quadro de especialistas multidisciplinares que atuam no TEA AME é formado por por uma professora de Educação Especial, psicopedagoga, assistente social, psicomotricista, terapeuta ocupacional, psicólogas, fonoaudióloga, nutricionista e neurologista. De acordo com Moisés, “o espaço é o sonho de toda a comunidade autista de Paty e de todos os profissionais que trabalham com ela, de diversas áreas”. “Estamos muito felizes e gratos ao prefeito Juninho pelo seu compromisso com essa luta. Sem dúvidas, esse equipamento será um espaço divisor de águas na educação especial do nosso município!”, declarou.
Investimentos na educação são destaque da gestão Juninho e Arlindo Dentista
O secretário de Educação David de Mello, que também é professor, também ressaltou a importância dessa realização para Paty. “Esta é uma conquista de todos, mas principalmente da comunidade autista e dos profissionais que trabalham com ela diretamente. Agradeço ao prefeito Juninho, pela sensibilidade com que sempre tratou este tema, e a todas as secretarias que trabalharam intensamente para darmos vida a este espaço, especialmente a de Saúde e de Planejamento. Para nós, que trabalhamos com alunos atípicos, esse é um sonho realizado”, expressou, emocionado.
Com a inauguração do TEA AME, a gestão do prefeito Juninho Bernardes segue fazendo história na educação patiense. Esta pasta, segundo o mesmo, foi a que mais recebeu investimentos do governo, que vão desde a reforma e construção de novas escolas, valorização de programas voltados para atender crianças com deficiência, como a equoterapia e natação inclusiva, até a contratação de professores, monitores e merendeiras. “No nosso governo, sempre fizemos questão de trabalhar todas as áreas, mas a educação foi onde mais investimos, pois entendemos seu impacto na vida de cada criança e acreditamos no seu poder de transformação”, disse Juninho.
Juninho concluiu seu discurso expressando o orgulho e gratidão: “O momento é de agradecer a todas as pessoas que se envolveram para entregar à população mais um projeto de excelência na nossa cidade. Terminamos nosso mandato com esse espaço incrível que, sem dúvida nenhuma, será um diferencial na vida de quem passar por aqui!”
A implementação do TEA AME está respaldada na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/12), no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e na Lei Municipal nº 2.912/2022 que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Funcionamento TEA AME
O espaço funciona no prédio da antiga Secretaria de Educação, localizado na Rua Capitão Zenóbio da Costa, nº 670, Centro, e os atendimentos são feitos de terça a sexta-feira, das 08h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo número (24) 98108-0288.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.