Obras no Morro do Recreio, em Paty do AlferesMichel Filho/Divulgação
Publicado 09/07/2025 14:13
Com mais de 85% das obras concluídas, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) avança na execução de seis quilômetros de pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização em 12 ruas de Paty do Alferes, município do Vale do Café, na Região Centro-Sul. O investimento de R$ 17,7 milhões beneficia diretamente os bairros Maravilha, Vista Alegre, Alto do Recanto e Arcozelo, contribuindo para ampliar o potencial turístico e agrícola da cidade.
Publicidade
Entre as vias contempladas está a Rua Morro do Recreio, no bairro Vista Alegre, uma das principais ligações internas da cidade. De 12 ruas, previstas no projeto, apenas duas ainda estão em obra.

"O Governo do Estado tem um compromisso claro com o desenvolvimento regional e com a melhoria da qualidade de vida da população. Em Paty do Alferes, estamos entregando uma infraestrutura que valoriza a vocação agrícola e turística do município, gera empregos e garante mobilidade com dignidade para quem vive e trabalha na cidade", ressalta o governador Cláudio Castro.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, destaca que os ganhos da obra vão muito além da mobilidade. Para ele, investir na infraestrutura de Paty do Alferes é também fomentar a geração de empregos, a valorização do turismo rural e na identidade de um município que preserva sua memória.

"Paty tem uma vocação clara para o turismo rural e para o agronegócio e a infraestrutura precisa acompanhar esse desenvolvimento. Cada quilômetro de asfalto é um convite a mais para o visitante e condições melhores para quem planta, colhe e vive dessa terra. Estamos preparando a cidade para crescer com qualidade", afirma Uruan Andrade.

Localizada a cerca de 120 quilômetros da capital e a menos de 10 de Miguel Pereira, Paty do Alferes integra a rota do agroturismo fluminense, com atrativos como apiários, trilhas e pesqueiros. O município é o terceiro maior produtor de tomate do país e ainda diversifica sua produção com pimentão, cachaça, mel e maracujá.
Leia mais