Promovida pela Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, formação qualificou cinco inspetoresFoto: Divulgação
Publicado 30/01/2026 16:53
Paty do Alferes - Paty do Alferes foi escolhida pela Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (SUVISA) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) para ser a primeira cidade fluminense a sediar o Curso de Formação de Inspetores do Projeto de Monitoramento do Risco Sanitário em Empresas Envasadoras de Água Mineral Natural do Estado do Rio de Janeiro.
Publicidade
A capacitação foi realizada entre os dias 26 e 28 de janeiro, com o objetivo de aprimorar a ação das equipes de fiscalização com base no risco sanitário daquelas empresas e elevar os padrões de boas práticas de fabricação. Ao todo, cinco profissionais foram qualificados como inspetores, dois de Paty do Alferes e três de
Engenheiro Paulo de Frontin.
A fiscalização das empresas do ramo de água mineral é de responsabilidade dos municípios fluminenses  desde 2014, como explicou o fiscal sanitário Ricardo Ribeiro Prado, um dos inspetores capacitados de Paty, junto à coordenadora de saúde Letícia Paiva de Barros. “Mesmo com essa autonomia municipal, a capacitação da SUVISA é uma ferramenta fundamental para a atualização e padronização de procedimentos,
garantindo um maior controle de qualidade dos produtos oferecidos e, com isso, a segurança da saúde da população”, afirmou o profissional.
O curso – que também será ofertado em outros municípios fluminenses – reforça o compromisso da SUVISA e das cidades que fazem parte do projeto com a melhoria contínua das práticas de inspeção no setor.
Leia mais