Evento aconteceu na sede do 32º Batalhão de Infantaria Leve de MontanhaDivulgação
Publicado 23/05/2023 09:36
Publicidade
Petrópolis - A terceira edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, reuniu cerca de 600 pessoas no fim de semana. O evento promovido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e o Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, aconteceu na sede do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, com muita integração e inclusão por meio da Educação e do Esporte.
Mais de 200 alunos e alunas, de 32 escolas da rede municipal, com deficiência participaram de quatro modalidades: vôlei sentado, bocha, taekwondo e atletismo. Também teve atividades para os familiares promovidas pelas equipes das secretarias de Saúde, Educação e Esportes.
“Trabalhamos no sentido de que cada um busque o seu protagonismo e se desenvolva dentro das suas potencialidades. O Esporte, assim como a Cultura e a Arte são grandes ferramentas de inclusão”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que Petrópolis será o primeiro município da Região Serrana e o segundo do Estado a receber dois núcleos do Centro de Referência Paralímpico: na E.M. Fábrica do Saber e na E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo também participou da solenidade e ressaltou os avanços do município na pauta da inclusão. “Temos buscado dentro do Conselho ações para tornar Petrópolis mais inclusiva para todos e todas. Eventos como este mostram a importância de avançarmos ainda mais nesta pauta”.
A secretária de Educação, Adriana de Paula, destacou a interação e o trabalho de várias secretarias para que o evento pudesse ser realizado. “Todos juntos por uma causa e com o objetivo de proporcionar as nossas crianças, adolescentes e seus familiares um dia de festa e de inclusão”, frisou.
O represente do Comitê Paralímpico, Alex Alonso de Faria também agradeceu ao apoio de todos para a realização do Festival. O comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, tenente coronel Carlos Otávio Macedo de Souza, também falou sobre a integração dos setores e a importância de estar podendo sediar pela terceira vez o Festival.
O judoca campeão internacional, Matheus Moreira (que tem Síndrome de Down) e aluno da Escola Municipal Fábrica do Saber participou da solenidade de abertura. Ele fez homenagens ao prefeito Rubens Bomtempo e ao secretário de Esportes, Rafael Simão. “Todas as secretarias trabalhando de forma integrada e possibilitando que esses jovens e essas crianças tenham a oportunidade de praticar um esporte e de competir”, disse o secretário de Esportes, Rafael Simão.
O pai de Matheus, André Moreira e a mãe Valéria Moreira, agradeceram todo o apoio da Prefeitura na formação e na realização da prática esportiva. “Esse apoio foi fundamental para todas as conquistas do Matheus e o que ele vai conquistar por meio do esporte”, ressaltou André.
Também participaram da solenidade, Seu Nonô e Dona Verinha e o fundador do projeto Incluir, Chen Chen-Li Chang.; além de secretários municipais e autoridades.
Publicidade
Leia mais