Capacitação também reforçou os diversos tipos de violência que uma mulher pode sofrer no âmbito domésticoDivulgação
Publicado 18/08/2023 10:05
Publicidade
Petrópolis - Mais um passo foi dado nesta quinta-feira (17) para a construção dos Comitês de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com o primeiro encontro de capacitação continuada. A ação foi realizada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM Tia Alice)
Decreto assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo instituiu os comitês. Os grupos vão funcionar da seguinte forma: cada secretaria terá duas representantes, que serão as referências no combate à violência contra a mulher em cada pasta, formulando políticas públicas, identificando possíveis ações, dialogando com as servidoras e sendo o ponto focal para este assunto.
“Falar sobre a violência contra mulher é uma atribuição do poder público. Por isso, precisamos discutir sobre a violência de gênero dentro dos comitês, para que desta forma, haja articulação junto ao CRAM e possamos criar protocolos de ação em toda rede”, ressaltou Luciane Bomtempo, secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
A coordenadora do CRAM, Thaís Justen, explicou o objetivo dos grupos. “Os comitês vão articular formas específicas de como o CRAM pode atuar na formação permanente sobre violência de gênero, levando palestras e dinâmicas, entre outros recursos, que vão alertar e conscientizar sobre o tema”, pontuou durante a reunião.
A capacitação também reforçou os diversos tipos de violência que uma mulher pode sofrer no âmbito doméstico e destacou a importância de um olhar apurado para identificar o problema. “Os comitês com certeza vão nos fortalecer como profissionais e servidores públicos a prestarmos um contato acolhedor e um serviço de qualidade para quem está passando por essa situação”, finaliza Débora Marques, assistente social do departamento de proteção básica da Secretaria de Assistência Social.
Publicidade
Leia mais