Projeto "Minha Primeira Viagem" representa mais uma ação para humanizar e acolher ainda mais os pacientes do Hospital Alcides CarneiroDivulgação
Publicado 24/08/2023 08:56
Publicidade
Petrópolis - Nascido no Hospital Alcides Carneiro no último final de semana, Ícaro Maia foi para sua casa, no Alto da Serra, ao lado de sua mãe, Maria Eduarda, no conforto do ar condicionado, cadeira de bebê-conforto, com direito a decoração especial e toda a assistência. Essa é a nova rotina de quem nasce no maior hospital público de Petrópolis desde ontem, quando o prefeito Rubens Bomtempo lançou o projeto “Minha Primeira Viagem”.
O projeto garante ainda mais acolhimento para as mães e os filhos nascidos na maternidade do Hospital Alcides Carneiro, referência para todo o Estado. Agora, eles saem do hospital para suas casas em uma van zero quilômetro, com 15 lugares. E tem mais: agora as crianças e as mamães ganham também o Meu Primeiro Kit: uma bolsa-maternidade personalizada, com itens de rouparia, produzidos pela equipe do Alcides Carneiro. Além disso, eles ganham um Carneirinho de pelúcia, levando para sempre o personagem criado em 2016 pelo cartunista Ziraldo para ser o mascote do HAC.
Maria Eduarda Maia, a mãe de Ícaro, saiu feliz da vida do Alcides Carneiro. "A equipe do Hospital foi maravilhosa, adorei toda a estadia. Eu só tenho o que agradecer. E esse projeto é muito importante porque tem pessoas que não têm condições de ir pra casa. Se nos ajudou hoje, imagina para as pessoas que moram ainda mais longe? Estão de parabéns pela iniciativa", declarou, emocionada.
O projeto “Minha Primeira Viagem” representa mais uma ação para humanizar e acolher ainda mais os pacientes do Hospital Alcides Carneiro, que passam a contar, desde a terça-feira (22), com rede Wi-Fi de alta velocidade em todo o Hospital. “O Alcides Carneiro é o hospital do povo. Aqui é o lugar para acolher quem mais precisa do serviço público. O nosso povo precisa ser bem tratado, com todo o conforto e o respeito que merece. Encontramos o hospital afundado em dívidas e em péssimas condições, mas, em um ano e meio, transformamos o HAC. E não vamos parar de avançar”, disse Bomtempo.
Carinho e acolhimento especial para as mulheres
A vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), Viviane Marques, destacou que, em Petrópolis, as mulheres contam com políticas públicas significativas. “Quando me tornei mãe não tínhamos recursos na maternidade, sendo necessário voltar de ônibus pra casa com meu bebê. Hoje, me emociono ao ver esses avanços. Agora, as mulheres podem sair daqui com dignidade. Embora haja mais trabalho a ser feito, avançamos. O prefeito demonstra sensibilidade e agradeço por ser parte dessa transformação", disse.
Na mesma linha, o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destacou o compromisso do atual governo com a saúde das mulheres e crianças. “Com esses projetos, estamos fortalecemos a linha de cuidado voltada especialmente para mulheres e crianças em nossa cidade”, enfatiza Curvelo.

20 meses de transformações
A secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacou que o Hospital Alcides Carneiro foi completamente transformado em 20 meses. “O hospital tem se destacado na melhoria da saúde materno-infantil na região. Todas as áreas, incluindo maternidade, pediatria e serviços essenciais como mamografia, foram aprimoradas. A criação de uma brinquedoteca, com apoio de professores, suavizou a experiência hospitalar das crianças”, disse.
O trabalho de humanização também foi destacado pelo diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa. “Ficamos felizes em poder contar com estes projetos, que chegam para humanizar ainda mais o atendimento dos pacientes, especialmente o das mulheres. Estas conquistas são frutos de um esforço conjunto que teve início há pouco mais de um ano e meio, mas que vem se consolidando em melhorias para a população que busca atendimento na rede pública de saúde, com segurança, conforto e dignidade", destacou.
Publicidade
Leia mais