Publicado 25/10/2023 11:12
Petrópolis - Na noite da última segunda-feira (23), a Comissão Especial para Avaliação das Concessões e Parcerias Público Privadas Municipais da Câmara de Petrópolis, presidida pela vereadora Júlia Casamasso, integrante da Coletiva Feminista Popular, realizou fiscalização em conjunto com representantes da sociedade civil eleitos para o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte nas empresas de viação Petro Ita e Cascatinha. A Comissão conta ainda com os vereadores Domingos Protetor e Mauro Peralta.
“Essa Comissão foi criada para fiscalizar não apenas a relação entre as empresas de transporte e o poder público, mas também a prestação de serviço de empresas como Enel, Águas do Imperador, Sinal Vida, entre outras. Desenvolvemos critérios junto aos conselheiros do Comutran sobre quais questões analisar tanto na infraestrutura das garagens quanto dos ônibus. Demos o primeiro passo na garagem da Turp, no dia 2 de outubro e seguimos na segunda-feira na garagem das duas empresas que passaram por incêndio este ano e até agora não ofereceram o retorno de 100% da frota para a população. Estamos visitando todas as garagens de ônibus para produzirmos um diagnóstico geral da situação do transporte público do nosso município, avançando com recomendações”, esclareceu Júlia.
De acordo com a vereadora, a fiscalização desta semana enfrentou muitos desafios. “A gente teve muita dificuldade em conseguir fazer o nosso trabalho porque tentaram impedir de diversas formas. Não colocaram nenhum responsável técnico para nos acompanhar e fazer as explicações necessárias na vistoria. Todo tempo queriam que nos retirássemos. Focamos na perícia dos ônibus, inclusive, norteados pela conselheira Cintia Cirilo, do Comutran, que é mecânica de ônibus e entende muito bem sobre a situação”, continua a vereadora.
Na fiscalização, houve averiguação de diversos ônibus entre veículos da Cascatinha e da Petro Ita. Em muitos deles, foi constatada alguma espécie de irregularidade, tanto dentro dos parâmetros da CPTrans, quanto dos parâmetros instituídos pela Comissão.
“Muitos deles tinham problemas graves e que colocam a vida da população em risco. Identificamos veículos com pneus reformados no eixo dianteiro, pneu careca, placa apagada, sem placa, sem o selo para operação em 2023, avaria no forro e no piso, problemas estruturais, entre outros. Sabemos o quanto isso é perigoso, ainda mais em Petrópolis com tantas ruas revestidas por paralelepípedos, subidas íngremes, transtornos com chuvas e outras características próprias da cidade. Encontramos, de fato, uma situação bem ruim diante da infraestrutura dos ônibus e também do descumprimento das leis municipais 8273/22 e 8403/22, que definem sobre afixação de placas com horários, itinerários e ano da frota para sabermos a idade mínima dos ônibus em circulação”, detalha Casamasso.
Após a fiscalização, o próximo passo da Comissão será solicitar uma atitude por parte da Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes. “Nosso papel é fiscalizar e propor ações, mas quem pode fazê-las é o executivo, vamos continuar e construir um relatório de diagnóstico técnico que será enviado à CPTrans. Já solicitamos também os relatórios de fiscalização realizados pela CPTrans. Vamos lutar para que de fato o transporte público seja digno, pressionando a Prefeitura, pois é somente ela quem pode resolver. Inclusive a situação que encontramos na garagem da Petro Ita e Cascatinha, na nossa concepção, é passível de uma intervenção do município, pois nos deparamos com um quadro muito complicado”, garantiu a vereadora.
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