Triturador de galhos e picador de troncos foi reativado pela ComdepDivulgação/PMP
Publicado 13/11/2023 15:18
Publicidade
Petrópolis -  A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), tem realizado uma série de investimentos para tornar a cidade cada vez mais sustentável. Na última semana, um triturador de galhos e picador de troncos abandonado e deixado para sucata em gestões passadas foi reativado. A ideia consiste em transformar restos de poda em adubo orgânico através da compostagem.
“As máquinas e caminhões também são patrimônios dos petropolitanos. Nossa gestão trabalha para garantir a manutenção preventiva de todo o maquinário, tão importante para as coletas de entulho, capina, podas, plantio de mudas, conservação de jardins e praças, entre outras coisas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Após o serviço de poda preventiva e corretiva de árvores, as equipes da Comdep contam com o auxílio da máquina que tritura os restos de galhos e folhas assim que eles são cortados. Em seguida, o material é enviado ao horto da Companhia, no Bingen, que fica responsável pela compostagem.
O adubo, então, é utilizado em áreas do próprio município, como na manutenção de jardins e canteiros, e também na produção de novas mudas de árvores e plantas cultivadas pela companhia.
“Ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de Petrópolis sempre foram prioridades do nosso governo. Esse projeto reforça o compromisso que temos com a sustentabilidade”, acrescentou o prefeito.
O presidente da Comdep explica que o projeto ajuda também a reduzir custos, além de otimizar o trabalho de manutenção e limpeza dos bairros. “Todo o material recolhido de poda gera uma despesa que, agora, será reduzida com a compostagem. Além disso, esse trabalho vai otimizar e garantir ainda mais integração entre os setores de poda, horta e manutenção de jardins da Comdep”, disse Léo França.
Publicidade
Leia mais