Contenção de encosta foi concluída.Foto: Divulgação/PMP
Publicado 17/05/2024 22:08
Petrópolis - Nesta sexta-feira (17), o prefeito Rubens Bomtempo e o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner, assinaram a desinterdição de 13 casas na região. Isso foi possível porque a Prefeitura concluiu uma contenção de encosta de grande porte na via, dando segurança àquelas casas.
Publicidade
“Esse é o sentido das obras que estamos fazendo. É dar segurança para as pessoas. É restabelecer a normalidade nas comunidades que foram atingidas pelas chuvas. É por isso que estamos fazendo todas essas obras pela cidade. Estamos aqui fechando um ciclo. E vamos fazer isso também em outros pontos. Infelizmente, a gente tem a cultura de interditar, e não de desinterditar. Parar o problema, mas não resolver o problema. Então hoje estou muito feliz de estar aqui, fechando esse ciclo. Um dia que está devolvendo a esperança para essas pessoas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Em 2 anos e 4 meses, a Prefeitura iniciou e concluiu 125 obras de grande e médio porte. Outras 64 estão em andamento. E mais 19 estão em fase de licitação. Um total de 208 obras de grande e médio porte que a Prefeitura vem realizando desde 2022.
Nas chuvas de 2022, a Rua Zenóbio Pozzato foi duramente atingida. O que fez com as casas tivessem que ser interditadas pela Secretaria de Defesa Civil. Desde então, a Prefeitura vem atuando ali para devolver a segurança à região. Os técnicos da Secretarias de Obras estudaram a área, elaboraram projeto, a Prefeitura contratou uma empresa especializada, deu início à obra, deu andamento à obra e concluiu a obra.
Uma obra de contenção e drenagem. Nas chuvas fortes de março de 2024, a obra (praticamente pronta) já pôde ser “testada”: a escada hidráulica que foi construída funcionou perfeitamente.
Os moradores das casas desinterditadas falaram sobre a obra e sobre a desinterdição de suas casas.
“Estamos em paz, porque estamos em segurança. A gente se sente muito mais seguro agora. Nem tem comparação. A obra está 100%”, disse Jandira Henrique, que mora há 13 anos próximo àquela encosta.
“A gente só tem a agradecer. A obra que foi prometida foi concluída”, disse Jairo Pozzato, morador há 70 anos da rua.
Também participaram da desinterdição os secretários Rafael Simão (Desenvolvimento Econômico), Vyrna Jacomo (Obras) e Valesca Gonçalves (Assistência Social).
Leia mais