Publicado 07/07/2025 22:52
Petrópolis - Com 3.837,82 hectares de um dos biomas mais importantes do mundo, a Mata Atlântica, a Reserva Biológica Estadual de Araras completa 48 anos. Para celebrar a data, a unidade, gerenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente, recebeu nesta segunda-feira (07) um grupo com 50 alunos da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, que faz parte da rede pública de Petrópolis.
Publicidade"É um momento em que celebramos quase cinco décadas de proteção da biodiversidade e nada melhor do que fazer isso promovendo a conscientização das nossas crianças e jovens; aproximando os alunos deste ambiente. A Rebio Araras é um tesouro do nosso estado", destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Além de guardar espécies raras da flora e da fauna silvestre, a Rebio Araras é um importante espaço de educação ambiental e de pesquisas sobre o bioma de Mata Atlântica.
Alunos assistiram a uma apresentação da Unidade de Conservação, conheceram os guarda-parques e em seguida participaram de passeios por trilhas da reserva. – É uma grande oportunidade para despertarmos nesses estudantes o interesse pela preservação – assinala o gerente de guarda parques do Inea Djalma Januzzi. Um bolo também marcou a celebração.
Técnicos da Rebio apresentaram “in loco” as atividades realizadas pela Reserva. Alunos participaram ainda de passeios e conheceram a coleção viva de epífitas em trilha interpretativa.
"Nosso propósito é sempre apresentar o trabalho da Rebio aos cidadãos do futuro, despertando a consciência ambiental e formando multiplicadores da preservação do nosso patrimônio natural", explica o chefe da unidade, Rômulo Troyack.
A Rebio foi criada em 7 de julho de 1977 com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense.
A intenção foi ampliar o potencial de conservação da Região Serrana fluminense, assegurando a preservação de benefícios ambientais relacionados à diversidade biológica, além de manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas.
Ao longo de 48 anos a Reserva Biológica de Araras preserva montanhas, rios e demais paisagens naturais diferenciadas existentes em seus limites, além de assegurar a continuidade dos serviços ambientais importantes para a manutenção da biodiversidade.
A Reserva Biológica Estadual de Araras faz parte do Mosaico Central Fluminense. A área de abrangência se estende entre os municípios de Petrópolis e Miguel Pereira.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.