Pássaros estavam no porta-malas do carroFoto: Divulgação/PRF
Publicado 05/08/2025 20:45
Petrópolis - Uma ação conjunta entre a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar resultou no resgate de 90 aves silvestres e na prisão de dois homens por tráfico de animais, na madrugada desta terça-feira (5). A ação foi realizada na descida da Serra de Petrópolis, na BR-040.
Publicidade
Por volta das 3h, agentes da DPMA abordaram um veículo no km 89 da rodovia. Durante a inspeção, com o apoio da PRF, foram encontrados 90 trinca-ferros em pequenas caixas de papelão, dentro do porta-malas do carro, o que também caracterizou maus-tratos.
As investigações apontam que os suspeitos saíram de Minas Gerais com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde pretendiam vender os animais em uma feira livre. A operação foi deflagrada após um trabalho de inteligência e monitoramento da DPMA, que já investigava a participação da dupla em um esquema de comércio ilegal de animais silvestres.
As aves foram recolhidas e encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Itaipava.
Os dois homens foram autuados em flagrante por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos na quadrilha.
Leia mais