Jorge, o Santo GuerreiroFoto: Divulgação
Publicado 05/08/2025 21:08
Petrópolis - A 13ª Mostra de Teatro de Petrópolis terá dez dias de apresentações gratuitas no Centro de Cultura Raul de Leoni. A programação começa nesta quarta, 6 de agosto, às 19h30, com o espetáculo convidado “NEVA”, da Armazém Companhia de Teatro, baseado em texto do dramaturgo chileno Guillermo Calderón. Ao longo do evento, o público poderá conferir atrações diárias. Além das peças teatrais, a Mostra contará com oficinas artísticas, rodas de conversa e o show “Samba de Terreiro”, que encerrará a edição de 2025, no dia 17/8, às 19h30.
Publicidade
O evento é realizado com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
A Mostra acontecerá nos dias 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16 e 17 de agosto e terá uma programação diversa, com 10 espetáculos para diferentes públicos. O cronograma inclui oficinas com o artista Júlio Rocha e a atriz Rose Abdallah, que também estará em cena no espetáculo convidado “Só vendo como dói ser mulher do Tolstói”.
“A programação contempla atrações para todos os públicos, com uma seleção variada de espetáculos, além de oficinas e apresentação musical. Buscamos valorizar produções locais que se destacam no cenário artístico da cidade”, afirma a atriz e produtora Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó.
O espetáculo “NEVA” estreou em 2022, celebrando os 35 anos da Armazém Companhia de Teatro. Com direção de Paulo de Moraes, será apresentado pela primeira vez em Petrópolis. O roteiro, escrito em 2005, se passa em São Petersburgo, capital do então Império Russo, e retrata o Domingo Sangrento de 9 de janeiro de 1905. A história se desenvolve dentro de um teatro, onde um ator e duas atrizes se refugiam do massacre nas ruas, que se tornaria o estopim da revolução russa. No elenco, estão Patrícia Selonk, Isabel Pacheco e Felipe Bustamante.
Já o espetáculo “Só vendo como dói ser mulher do Tolstói” será responsável por encerrar a Mostra, no dia 17/8, às 18h. O monólogo retrata a conturbada relação entre o escritor russo Leon Tolstói e sua esposa Sofia. Com texto de Ivan Jaf, direção de Johayne Hildefonso, interpretação de Rose Abdallah e música original de André Abujamra, a peça busca desconstruir o mito em torno do autor de “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, destacando o protagonismo feminino diante do machismo do escritor. O figurino de época, assinado por Giovanni Targa, foi indicado ao Prêmio Shell e venceu o Prêmio Fita.
A edição de 2025 recebeu 58 inscrições. Dez espetáculos foram selecionados, cada um premiado com R$ 15 mil. Um troféu exclusivo, criado pela artista petropolitana Flávia Miranda, será entregue no encerramento do evento.
Entre os espetáculos selecionados para a programação gratuita estão:
Jorge, o Santo Guerreiro – Satura Companhia de Teatro
Multidão Fantasma – Renan Miranda e Gabriel Candido
Lendas do Rio São Francisco – Coletivo na Caixa
O Menino que Virou Anjo – Cia Corpo em Cena
Resta 1 – Funil e MortaNdela
A Pele Costura o Tempo – Plúmbea Teatro
Da Outra Margem do Rio – Teatro Circense Andança
Encantos de África e Brasil – Grupo AfroSerra
Manual para Desaparecer com Estilo – Laercio Motta
Lola e a Máquina do Tempo – Grupo Teatral Histeria
Após cada apresentação, a Mostra promoverá bate-papos com os artistas, incentivando o intercâmbio de experiências e a aproximação com o público.
Leia mais