O Restaurante do Povo é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Queimados.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)
Publicado 01/08/2023 09:43 | Atualizado 01/08/2023 09:59
Publicidade
QUEIMADOS- Para reduzir a insegurança alimentar e nutricional da população, a Prefeitura de Queimados deu início às obras do Restaurante do Povo na manhã desta quarta-feira (26), no Queimados Futebol Clube, futura sede do equipamento, localizada na Rua Olímpia Silvia, no Centro. O evento contou com a presença do prefeito Glauco Kaizer, da secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, do deputado federal Áureo Ribeiro, vereadores e secretários municipais.

O equipamento terá capacidade para atender 1.500 pessoas, oferecendo 500 cafés da manhã a preço popular de R$ 0,50 e mil almoços ao custo de R$ 1,00. A construção receberá equipamentos de última geração para o preparo dos alimentos; além disso, o espaço será totalmente climatizado e acessível. As obras para a adaptação da quadra do antigo clube conhecido popularmente como "Queimadão" para o Restaurante do Povo estão sendo realizadas graças a uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Governo do Estado.
O Restaurante do Povo será no
O Restaurante do Povo será no "Queimadão".Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)

A gestão municipal tem implementado programas e projetos para o enfrentamento da fome na cidade. O prefeito Glauco Kaizer comentou sobre as medidas adotadas:

- Aqui tem uma coisa especial, porque a gente tem uma política pública que trabalha para o povo. Infelizmente, em Queimados, temos 27 mil pessoas abaixo da linha da pobreza, mas graças a esta parceria, vamos implementar o Restaurante do Povo. É graças aos nossos programas para a população, como o Café do Trabalhador, o Cartão Auxílio Queimadense e o Leite Solidário, que ajudam muitas famílias a terem acesso a uma alimentação saudável. Em breve, mais 200 novas famílias serão beneficiadas pelo auxílio - ressaltou o gestor.

Segundo dados da Rede Penssan, 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave no Brasil, o que significa que essas pessoas convivem diariamente com a fome. No Estado do Rio de Janeiro, 2,5 milhões de pessoas estão na mesma situação. A mesma estatística mostra que 58,7% da população vive com algum tipo de insegurança alimentar.

- Essa é uma situação crítica em nosso país. Os desafios enfrentados para conseguir realizar esse lançamento foram muitos. Estou muito feliz em contribuir por mais essa conquista para o nosso município, pois estamos, de forma inédita, implementando políticas públicas de combate à fome - ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão.

Já a secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, falou sobre a importância da parceria e do equipamento:

- Este é um programa que estamos implantando no Estado e em Queimados não é diferente. Graças a essa parceria, estamos dando início a mais essa obra, pois esse equipamento vai alimentar a população em situação de vulnerabilidade com uma comida de qualidade - disse.
Publicidade
Leia mais