A 3ª Semana da Inclusão ocorre de 18 a 22 de setembro.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)
Publicado 16/09/2023 17:38 | Atualizado 16/09/2023 17:40
Publicidade

Queimados- 'Ações anticapacitistas para uma escola inesquecível. Qual a minha contribuição?'. Com essa reflexão, a Prefeitura de Queimados, Baixada Fluminense, busca a conscientização e o engajamento da sociedade na luta contra a discriminação e o preconceito social das pessoas com deficiência. A 3ª Semana da Inclusão ocorre de 18 a 22 de setembro, englobando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21).

Uma das importantes atrações da Semana é o CAEEQ Itinerante (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados), que leva práticas educativas aos alunos que moram em locais afastados da cidade. Na Van Itinerante do CAEEQ são atendidos os estudantes matriculados e que estejam frequentando as turmas regulares de uma das escolas municipais. Eles passam por avaliação psicológica; por equipes médicas para os casos de deficiência física, visual e auditiva/surdez, por exemplo; participam de atendimento inclusivo a partir de jogos e brincadeiras e outras atividades, sempre recebendo tratamento humanizado, personalizado e com mais empatia.
O CAEEQ realiza atendimentos semanais, sendo cerca de 62 na sua sede e 50 na Van Itinerante. Além do apoio aos alunos, o Centro dá suporte aos familiares, professores, profissionais das unidades escolares e de outros setores, totalizando mais de mil assistências indiretas.
- Cada vez mais precisamos diminuir e até mesmo acabar com a discriminação e o preconceito contra todos que possuem algum tipo de deficiência. A Prefeitura vem adotando medidas permanentes, por meio da Secretaria de Educação, que possam garantir um atendimento educacional especializado, via políticas públicas inclusivas, de modo a ultrapassar as barreiras existentes-, afirmou o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer. Segundo ele, o CAEEQ Itinerante, por exemplo, se tornou uma referência de práticas de inclusão e trouxe vários avanços para a cidade da Baixada Fluminense.

A programação pelo 21 de Setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência engloba ainda exposições de trabalhos inclusivos, palestras, workshops, debates, seminários e apresentações culturais, entre outras ações. Todos os eventos serão abertos à população e gratuitos. A cor verde estará presente na campanha para simbolizar a esperança que a administração do município tem em alcançar seu objetivo social e, principalmente, para as pessoas com deficiência que sonham em fazer parte de uma sociedade mais acolhedora.
Publicidade
Leia mais