A especialista no tema abordou as etapas dos processos de inclusão e as estratégias de mediações pedagógicas.Foto (Prefeitura de Queimados)
Publicado 18/09/2023 22:19
Publicidade
Queimados- Em busca de conscientizar e engajar a sociedade na luta contra a discriminação e o preconceito social com as pessoas com deficiência, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (18) a III Semana da Inclusão. Para iniciar a programação, uma palestra sobre a utilização de recursos pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Roque.
A atividade reuniu 50 professores da rede municipal de ensino e implementadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). Neste ano, o tema da semana da inclusão, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, é "Ações anticapacitistas para uma escola inesquecível." Ao longo dos dias, diversas ações de capacitação com educadores e atividades com alunos serão realizadas.
A palestra foi conduzida pela professora, mestre em Educação Inclusiva e coordenadora do Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB), Magda Fernandes de Carvalho. A especialista no tema abordou as etapas dos processos de inclusão e as estratégias de mediações pedagógicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o encontro refletiu sobre as possíveis transformações pedagógicas para esse aluno, como o desenvolvimento de aprendizagem com a ajuda física, visual, auditiva, gestual (imitação e negociação), ensino de comportamento (regras e limites) e o desenvolvimento da autonomia e independência.
Durante o encontro, os professores receberam uma ampla gama de conhecimentos e experiências por meio de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas com os alunos dentro e fora da sala de aula. Por fim, uma dinâmica sensorial ao ar livre foi realizada para envolver os movimentos e o lúdico.
O secretário municipal de Educação, André Monsores, participou da abertura do evento e falou sobre o objetivo da Semana da Inclusão. "É uma alegria enorme estar aqui, porque a gente tem a certeza que com o coletivo trabalhando iremos romper as dificuldades e suprir a carência para conseguir atender todas as crianças com deficiência em nossos espaços educativos. A ideia da semana é desmistificar a falsa crença que algumas pessoas são mais capazes que as outras para atuar em diferentes áreas e objetivos da vida pessoal e em sociedade", contou o educador.
Também participaram do evento a primeira-dama, Cristiane Kaizer; a subsecretária adjunta de Assuntos Pedagógicos, Mytse Andreia; e o coordenador do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ), Leonardo Pereira.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias