Com a realização do simulado, a Defesa Civil do município consegue detectar os pontos fortes e fracos do planejamento de cada setor. Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)
Publicado 04/10/2023 20:44 | Atualizado 04/10/2023 20:49
Publicidade
Com o objetivo de traçar estratégias de ação do governo em caso de desastres, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou um simulado de mesa para uma possível instalação de Gabinete de Crise. A atividade aconteceu no Centro de Artes e Esporte Unificado - CEU, no São Roque, e reuniu 25 representantes das secretarias municipais. A mediação foi realizada pelo coordenador Regional da Defesa Civil (REDEC) Sul II, o tenente-coronel Carlos Cunha.
O objetivo do encontro é preparar todas as secretarias envolvidas no Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para garantir a proteção da população em caso de riscos causados por chuvas fortes. Além disso, a atividade visa uma atuação conjunta de toda gestão municipal diante de crises, desastre e emergência.
A aplicação dos simulados ajuda na transição da teoria para a prática dos serviços e os apoios necessários sem estarem em cenário de emergência. O intuito é que as funções de cada secretaria sejam executadas em um cenário real.
Com a realização do simulado, a Defesa Civil do município consegue detectar os pontos fortes e fracos do planejamento de cada setor. "A atividade prepara as equipes para atuarem nas respostas e desempenharem as funções de acordo com o plano de contingência. Com isso, conseguimos familiarizá-los com as diretrizes operacionais e procedimentos padrão", disse o secretário de Defesa Civil, Jefferson Oliveira.
Os participantes tiveram a oportunidade de simular episódios de pré-desastre, desastre e pós-desastre, aprendendo como agir diante de cada situação específica, e a definir as responsabilidades de cada área e a organização necessária para aprimorar o tempo de resposta à ação.
Publicidade
Leia mais