Iniciatica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos leva para os alunos discussões sobre respeito, igualdade de gênero e enfrentamento à violênciaDivulgação
Publicado 28/04/2025 18:29
Queimados - Nesta terça-feira (29), no Colégio Estadual Raymundo Corrêa, no bairro Vila Guimarães, em Queimados, das 15h às 20h30, o Programa Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizará mais uma edição do Empoderadas nas Escolas, iniciativa que leva para o ambiente escolar discussões essenciais sobre respeito, igualdade de gênero e enfrentamento à violência.
Publicidade
Por meio de rodas de conversa com psicólogas e advogadas e atividades práticas, os alunos e alunas da unidade vão refletir sobre comportamentos abusivos, masculinidade tóxica, assédio e como romper com padrões violentos desde cedo. Mais do que ensinar meninas a identificarem situações de risco, a ação convida os meninos a reconhecerem comportamentos nocivos e a assumirem o compromisso com uma cultura de não violência. A abordagem tem como premissa a educação para equidade, com foco na transformação das relações desde a adolescência.
A abordagem tem como premissa a educação para equidade, com foco na transformação das relações desde a adolescência - Divulgação
A abordagem tem como premissa a educação para equidade, com foco na transformação das relações desde a adolescênciaDivulgação
“Estamos vivendo um momento em que a nova geração precisa ser incentivada a refletir sobre respeito, empatia e igualdade. Com objetivo de prevenir, oferecemos aos estudantes informação, acolhimento e oportunidade de diálogo em que as meninas aprendem a se proteger e meninos aprendem a respeitar”, destaca Érica Paes, Superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Estado e fundadora do Programa Empoderadas.
Os estudantes também vão participar de demonstrações de leitura corporal e técnicas de desvencilhamento, conduzidas por professoras especialistas em artes marciaisDivulgação
Durante o encontro, os estudantes também vão participar de demonstrações práticas de leitura corporal e técnicas de desvencilhamento, conduzidas por professoras especialistas em artes marciais, integrantes do Programa. “Essas atividades promovem o autoconhecimento e a percepção de limites, especialmente em contextos de vulnerabilidade”, explicou a especialista.
Desde 2022, o Empoderadas nas Escolas já ocorreu em mais de 41 instituições de ensino públicas, sendo 23 na Baixada Fluminense, alcançando diretamente cerca de 3,5 mil estudantes com conteúdos sobre assédio, importunação, machismo estrutural, violência simbólica e afetiva.
Estudantes de Queimados participam de ações de prevenção aos discursos tóxicos nas redes sociaisDivulgação
Em maio, ação educativa será levada a escola do Rio de Janeiro
Dando continuidade ao debate e às ações de prevenção à violência de gênero nas escolas, a iniciativa também será realizada no próximo mês no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. O encontro acontece na terça-feira (20), das 13h às 16h10, com rodas de conversa com psicólogas e advogadas, além de oficinas práticas de leitura corporal e técnicas de desvencilhamento.
Com rodas de conversa com psicólogas e advogadas e atividades práticas, os alunos vão refletir sobre comportamentos abusivos, masculinidade tóxica e assédioDivulgação
Sobre o Programa Empoderadas
Com 64 polos em diferentes regiões do estado do Rio, o Programa Empoderadas oferece uma rede de apoio multidisciplinar, gratuita e contínua, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher.
As atividades incluem aulas práticas com foco em leitura corporal e técnicas de desvencilhamento, ministradas em tatames por professoras especialistas em artes marciais; acolhimento jurídico, psicológico e social; e cursos profissionalizantes que promovem autonomia financeira e fortalecem a autoestima das participantes.
Inscreva-se no Programa: Formulário de Inscrição
Saiba mais: @empoderadas.rj
Serviço – Empoderadas nas Escolas
Local: Colégio Estadual Raymundo Corrêa
Endereço: Rua Itajaí, S/N – Vila Guimarães – Queimados
Data: Terça-feira, 29 de abril
Horário: 15h às 20h30
Leia mais