Intuito é esclarecer as etapas que o município pretende assumirDivulgação
Publicado 20/07/2023 11:57
Publicidade
Quissamã - A Prefeitura de Quissamã realizou uma audiência pública para abordar o processo administrativo e técnico para a municipalização do trânsito. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito conduziu a audiência, com o intuito de esclarecer as etapas que o município pretende assumir, incluindo serviços de sinalização, fiscalização, análise de dados estatísticos, educação de trânsito e aplicação de penalidades.

Fátima Pacheco destacou que o objetivo da municipalização do trânsito é torná-lo mais seguro e organizado, prevenindo acidentes e diminuindo a ocorrência de infrações. O processo teve início em 2018, com a criação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Em 2021, ocorreu a formação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuarão como Autoridade de Trânsito, e em 2022, Quissamã obteve a concessão para a municipalização do trânsito.

Durante o período de desenvolvimento da municipalização, a GCM promoveu cursos de formação para os agentes, realizou reuniões com órgãos como DETRAN-RJ e CONTRAN, e conduziu ações educativas e de orientação no trânsito, além de apoiar as blitz educativas da Polícia Militar.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, ressaltou que um trânsito bem ordenado facilita a vida de todos e é fundamental para a segurança da população. O objetivo é garantir um trânsito ágil e seguro, por meio de ações educativas, fiscalização e aplicação de penalidades, sempre em defesa da vida.

O evento contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista, do secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada, vereadores locais, representantes de outros municípios, instrutores da Academia da Guarda do Rio de Janeiro, secretários municipais e membros da comunidade.
 Intuito é esclarecer as etapas que o município pretende assumir - Divulgação
Intuito é esclarecer as etapas que o município pretende assumirDivulgação
Publicidade
Leia mais