19º Arraiá do CAPS promove inserção socialFoto: Divulgação
Publicado 24/07/2023 12:26
Publicidade
Quissamã - A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (21) o 19º Arraiá do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) do município. O evento, já tradicional, teve como objetivo proporcionar inclusão social e fortalecer os laços entre os assistidos, profissionais, familiares, amigos e toda a comunidade.
A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista marcaram presença na festa, destacando o trabalho da equipe do Programa de Saúde Mental e a importância do evento. "Eventos como esse reforçam a equipe de excelência que temos na Saúde Mental, com todo o cuidado no tratamento dos usuários. Em Quissamã, pacientes psiquiátricos recebem assistência adequada e participam de atividades como esse arraiá, que proporciona alegria e integração", ressaltou a prefeita.
A programação incluiu quadrilha com os usuários do CAPS e assistidos do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), além de apresentações do grupo de dança HitBox, Marcinho do Forró e Sabrina do Arrocha. O arraiá também contou com espaço instagramável, pescaria, sorteios e barracas de doces e caldo.
Toda a equipe do CAPS se mobilizou para proporcionar a festa, que faz parte da proposta do serviço e é fundamental para o bem-estar dos pacientes. A secretária de Saúde, Milena Viana, destacou a importância desses momentos para a reinserção social dos usuários.
"Participar dessa festa é uma alegria muito grande, pois vemos a integração e a melhora no quadro clínico dos pacientes. Trabalhamos para fortalecer os vínculos entre usuários e família por meio de atividades de lazer e cuidado psicossocial", afirmou Milena Viana.
O CAPS de Quissamã atende pessoas com transtornos severos ou persistentes, incluindo familiares. Sua equipe multidisciplinar é capacitada para prestar cuidados psicossociais, buscando preservar a cidadania do paciente, seu tratamento e seus laços sociais. A festa recebeu elogios de José Américo Brasil, que é assistido pelo CAPS há 22 anos.
"Estou aqui desde 2001 e estou achando muito bom. O pessoal me trata bem, tem tudo o que eu quero aqui dentro. Gostaria de parabenizar a prefeita, as pessoas que estão aqui trabalhando e os pacientes", disse ele.
O evento contou ainda com a presença da subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, o coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, o coordenador do CAPS, Rodrigo Suíço, e outros profissionais da Secretaria de Saúde. A festa celebrou a importância do cuidado e da atenção à saúde mental, reforçando o compromisso da prefeitura em proporcionar bem-estar e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Publicidade
Leia mais