Quissamã celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e CaribenhaFoto: Divulgação
Publicado 24/07/2023 16:07 | Atualizado 24/07/2023 16:15
Publicidade
Quissamã - Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará um evento especial para destacar a importância das mulheres negras na sociedade e a luta contra a opressão do racismo. A roda de conversa "O papel da mulher negra no mercado de trabalho" acontecerá no auditório da prefeitura a partir das 14h.
O evento marca a primeira vez que o município celebra oficialmente essa data, reforçando o comprometimento de Quissamã com essa pauta histórica. Além do Dia Nacional de Tereza de Benguela, a celebração também destaca figuras importantes como Dandara de Palmares, Ruth De Souza e Carolina Maria de Jesus. A coordenadora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana de Azevedo, ressalta a importância da criação da Coordenadoria para consolidar o engajamento com a pauta antirracista.
A roda de conversa contará com a participação de grandes profissionais negras da região que se destacam em diversas áreas, incluindo assistência social, saúde, educação, comunicação, mídia, diversidade e outras. O evento também será marcado pela posse oficial da Jovana de Azevedo como coordenadora Municipal de Políticas para a Igualdade Racial e de Nágila Oliveira como coordenadora Especial de Política para as mulheres.
A Prefeitura de Quissamã tem realizado diversas ações para promoção da igualdade racial, incluindo a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, da Central de Estudos, Pesquisa e Planejamento Étnico Racial, e a assinatura do compromisso com a Rede de Cidades Antirracistas. A cidade também faz parte da Rede Global de Cidades Antirracistas, que promove políticas públicas de igualdade racial em benefício das populações negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional de matriz africana da região. O evento busca trazer reflexões importantes para o combate ao racismo e para o desenvolvimento do Brasil.
Publicidade
Leia mais