Publicado 25/09/2023 14:29
Quissamã - De 20 a 24 de setembro, Quissamã desempenhou um papel destacado no cenário do turismo sustentável, participando do 2° Congresso Brasileiro de Trilhas. O evento foi uma colaboração entre a Associação Rede Brasileira de Trilhas, a Prefeitura Municipal de Niterói e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR).
O congresso teve como foco principal a Rede Nacional de Trilhas, que trabalha em prol da conservação ambiental e da geração de emprego e renda, promovendo a conectividade entre as trilhas por meio do turismo de base comunitária.
Quissamã marcou presença no evento com uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Entre os palestrantes estava Marcelo Pessanha, gestor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Durante o congresso, foram compartilhados casos de sucesso, com ênfase nos pilares essenciais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso. Os temas abordados incluíram governança, padronização de sinalização, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária.
Arnaldo Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, destacou a participação de Quissamã no evento, ressaltando as características naturais e rurais do município, bem como sua proximidade com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Desde 2021, Quissamã tem se envolvido em ações promovidas pela Rede Nacional de Trilhas, e a participação no congresso visa capacitar a equipe e projetar a criação do sistema municipal de trilhas, alinhado com os sistemas estadual e nacional.
Danielle Feyo, assessora especial de Turismo, enfatizou a importância de organizar atividades de contato com a natureza em Quissamã, considerando a gestão sustentável do território e valorizando o patrimônio natural, histórico e cultural, além de promover a geração de emprego e renda.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.