Publicado 14/10/2023 16:39
Quissamã - O desejo de recuperar uma visão saudável é um anseio compartilhado por muitas pessoas que enfrentam os desafios da catarata. E agora, esse sonho está mais próximo de se tornar realidade para os pacientes de Quissamã. Nos dias 12 e 13 de outubro, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando avaliações clínicas para 120 pacientes no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, com o propósito de encaminhá-los para cirurgias de catarata no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus.
A catarata é uma condição ocular que afeta o cristalino, tornando-o opaco e causando a perda progressiva da visão. O sintoma mais comum da catarata é a visão embaçada, como se o paciente estivesse olhando através de um vidro fosco, o que impacta diretamente em suas atividades diárias.
A secretária de Saúde de Quissamã, Milena Viana, enfatiza a importância desse passo para o progresso da saúde no município. As 120 avaliações clínicas iniciais permitirão a identificação dos pacientes mais necessitados de cirurgia, priorizando aqueles com maior comprometimento da visão.
Ela destaca: "Estamos dando um passo significativo na saúde do nosso município. Anteriormente, nossos pacientes precisavam se deslocar para o Rio de Janeiro para realizar procedimentos oftalmológicos. Agora, a partir das avaliações clínicas, eles poderão fazer exames de risco cirúrgico e, especialmente, cirurgias em nosso próprio município, com mais comodidade, segurança e agilidade."
A secretária também sublinha o compromisso da Prefeitura de Quissamã em oferecer serviços de saúde de qualidade e bem-estar para toda a população, tornando-se uma referência na região.
Para moradores como o senhor Aedo Navarro da Costa, do bairro Piteiras, essa oportunidade representa um avanço significativo. Ele ressalta: "Será ótimo fazer tudo aqui na cidade, pois antes tínhamos que sair de Quissamã cedo, voltando tarde e cansados para casa. Isso será uma bênção para a população de Quissamã, pois tudo estará mais acessível."
É importante lembrar que o Dia Mundial da Visão, comemorado em 12 de outubro, tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre a cegueira e a deficiência visual como problemas globais de saúde pública. Além disso, busca educar sobre a importância da prevenção da cegueira. Quase todas as pessoas enfrentarão problemas de saúde ocular durante a vida, tornando a prevenção e a atenção à saúde ocular cruciais.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.