Quissamã zera índice de infestação do Aedes AegyptiFoto: Divulgação
Publicado 18/10/2023 14:05
Publicidade
Quissamã - Quissamã celebra uma conquista notável no combate ao Aedes Aegypti, o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O 4º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre 2 e 6 de outubro, apresentou um resultado impressionante, com um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0%. Isso significa que não foram encontrados focos do mosquito durante as inspeções realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias. Esse resultado é considerado de baixo risco de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Durante o período do levantamento, os Agentes de Combate às Endemias realizaram cerca de 790 visitas a imóveis. De janeiro a outubro, foram realizadas quase 55 mil inspeções, incluindo 400 em pontos estratégicos, juntamente com mais de 40 ações de promoção e prevenção em saúde. As ações visam a redução da incidência do mosquito, eliminando possíveis criadouros, tratando recipientes que não podem ser eliminados e informando a comunidade sobre medidas de prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O Coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, destacou a importância desse resultado notável. "Ficamos com um índice de infestação do mosquito Aedes de 0%, sem focos encontrados durante as visitas. Isso demonstra o avanço das ações da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, bem como a participação ativa da população", ressaltou.
Esse foi o último LIRAa do ano, com resultados anteriores de 0,38%, 0,01% e 0,01%. A Vigilância em Saúde reforça a importância da população em inspecionar seus quintais pelo menos uma vez por semana para eliminar todos os recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes Aegypti.
Os moradores de Quissamã estão fazendo a sua parte, como relata o aposentado Silésio Corrêa, residente em Piteiras. "Tenho cuidado para evitar locais que possam prejudicar a saúde, tanto a minha quanto a dos vizinhos. Estamos muito aliviados e felizes com o apoio constante da prefeitura e dos agentes que frequentemente visitam nossa região", comentou.
Em caso de dúvidas ou denúncias, a Vigilância em Saúde de Quissamã disponibiliza o telefone (22) 2768-2209 e o e-mail para contato vigilancia.quissama@gmail.com. Esses canais estão à disposição da comunidade para garantir que todos possam contribuir para manter a cidade livre de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Publicidade
Leia mais