Publicado 15/11/2023 19:05
Macaé - A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, intensifica a preservação do Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha. Com foco na manutenção das edificações, a iniciativa começou com os serviços de pintura nas antigas senzalas, beneficiando aproximadamente 80 famílias quilombolas que residem no local.
A ação é parte de um esforço contínuo para preservar a identidade cultural do município e proporcionar dignidade às famílias quilombolas. A Secretária de Cultura, Kitiely Freitas, destaca a importância do trabalho iniciado e ressalta que a preservação de Machadinha é vital para manter viva a rica herança histórica de Quissamã.
Além da manutenção nas senzalas, a próxima etapa compreenderá a pintura do armazém, promovendo melhorias visuais e estruturais no complexo. A preservação do quilombo ganha ainda mais destaque com a obtenção de recursos do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) para a realização de obras de restauro na Capela Nossa Senhora do Patrocínio e preservação das ruínas, cujo processo licitatório já foi autorizado.
O investimento da Prefeitura não apenas revitaliza estruturas antigas, mas também reforça o compromisso com a memória e cultura local, fortalecendo o patrimônio histórico de Quissamã.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.