Publicado 16/12/2024 13:20
Quissamã - A primeira edição da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Quissamã, marcou um importante avanço na união de esforços pela preservação ambiental. O destaque do evento foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voltado à proteção do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, um dos mais valiosos patrimônios ecológicos do Brasil.
PublicidadeO acordo prevê ações estratégicas que incluem educação ambiental, desenvolvimento de infraestrutura turística sustentável, monitoramento ambiental, combate a incêndios e fornecimento de equipamentos para a gestão do parque. O objetivo é não apenas garantir a preservação da biodiversidade, mas também fomentar o turismo sustentável e a conscientização da população sobre a importância da restinga.
Autoridades e representantes ambientais participaram da conferência, destacando o papel da cooperação para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O presidente do parque, Marcelo Pessanha, enfatizou a relevância do engajamento da sociedade civil e do poder público. “É essencial que todos assumam responsabilidades para implementar as ações necessárias e proteger o meio ambiente.”
Além de promover a conservação, a parceria tem como meta impulsionar o turismo sustentável, colocando a região como destino para visitantes em busca de experiências ligadas à natureza. Segundo Arnaldo Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, “proteger o Parque Nacional é também investir no desenvolvimento econômico e turístico da região”.
A assinatura do acordo representa um marco para a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo as iniciativas de preservação e promovendo um futuro mais equilibrado para as próximas gerações.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.