Encontros no CRAS de Caxias promovem integração, aprendizado e valorização da experiência de vidaFoto: Divulgação
Publicado 14/08/2025 15:14
Quissamã - Isaac Silva Nunes, de 12 anos, mostrou aos idosos como usar recursos de celulares e redes sociais, enquanto Maria dos Anjos, de 66 anos, compartilhou brincadeiras tradicionais e histórias de infância. Esse diálogo marcou o início do Projeto Gerações em Sintonia, realizado em Quissamã pelo CRAS de Caxias, que aproxima adolescentes do programa Agente Mirim e idosos atendidos pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI).
Publicidade
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), conta com encontros quinzenais, reunindo cinco jovens e cinco idosos para atividades culturais, dinâmicas de expressão corporal e troca de saberes. A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos, explicou que o projeto une a energia dos adolescentes à experiência de vida dos mais velhos, promovendo integração, socialização e resgate de valores.
A coordenadora do Agente Mirim, Drielle Euzébio, destacou que os encontros buscam fortalecer laços de afeto e respeito entre as gerações. “O principal objetivo é que eles desenvolvam uma relação de carinho, conhecendo a história dos idosos e fazendo com que os idosos se sintam valorizados e ativos na comunidade”, disse.
Sônia Gomes, coordenadora do PAI, reforçou que o projeto impacta positivamente o bem-estar dos participantes mais velhos. “O intercâmbio de experiências proporciona reconhecimento, afeto e a oportunidade de compartilhar histórias e conhecimentos”, afirmou.
Animado com a iniciativa, Isaac declarou: “Algumas pessoas eu já conheço, outras vou conhecer. É uma ótima oportunidade e vai ser muito bom para todos nós”. O Gerações em Sintonia representa um passo importante para fortalecer os laços comunitários e promover a convivência saudável entre diferentes faixas etárias.
Leia mais