Publicado 30/09/2025 14:38
Quissamã - Servidores públicos de Quissamã se reuniram nesta segunda-feira (29) no auditório da sede do Executivo para participar da capacitação de encerramento do Setembro Verde, com foco em inclusão e diversidade. A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio das diretorias de Políticas para Pessoas com Deficiência e de Políticas de Gênero e Diversidade, trouxe especialistas e representantes de instituições de referência para dialogar sobre cidadania, respeito e igualdade.
Publicidade
Entre os convidados, estiveram palestrantes da UFRJ e do Instituto de Ciências Farmacêuticas, que abordaram diferentes tipos de deficiência, a importância da acessibilidade, o uso adequado da linguagem e a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na pauta LGBTQIA+, psicólogo, assistente social e advogada do Centro de Cidadania LGBTI+ Norte Fluminense destacaram enfrentamento à discriminação e garantia de direitos.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania ressaltou a conexão entre saúde mental e inclusão. “Setembro nos lembra da importância de cuidar da saúde mental e também de combater todas as formas de capacitismo. Educar e conscientizar é entregar cidadania de forma prática”, afirmou. A subsecretária de Saúde reforçou a relevância da capacitação para o atendimento diário à população, destacando a parceria entre as secretarias como essencial para ampliar o acesso a serviços inclusivos.
O encontro contou ainda com a participação das subsecretárias e diretoras das áreas de Direitos Humanos, Gênero, Diversidade e Pessoa com Deficiência, fortalecendo o compromisso da gestão com uma cidade mais justa e acolhedora.
Leia mais