Rafael Alves de Resende, de 38 anos, e Carlos Henrique dos Santos, de 42 anos, não tinham antecedentes criminaisRedes Sociais
Publicado 17/03/2023 16:32 | Atualizado 17/03/2023 17:03
Publicidade
Dois homens foram mortos numa operação da Polícia Militar (PM) na manhã desta sexta-feira (17) no bairro Baixada da Olaria, em Resende. Rafael Alves de Resende, de 38 anos, e Carlos Henrique dos Santos, de 42 anos, não tinham antecedentes criminais, de acordo com a Polícia Civil. Segundo familiares, eles estavam se preparando para ir trabalhar quando foram atingidos. A Corregedoria da PM instaurou um procedimento para verificar as circunstâncias do fato.
Segundo a PM, os agentes foram verificar uma denúncia de que traficantes estavam na localidade. Quando chegaram na Rua da Olaria, teriam sido recebidos a tiros pelos criminosos e revidaram. Os suspeitos fugiram para uma área de mata. Depois de cessado o confronto, os policiais encontraram os dois trabalhadores baleados no chão. Eles foram socorridos para o Hospital de Emergência, mas não resistiram.
Familiares contestam a versão da PM. Segundo eles, os agentes chegaram no bairro atirando e atingiram os dois homens, sem possibilidade de defesa. "Eu estava no quarto quando ouvi meu pai sair pelo portão de casa. Depois ouvi os tiros, fui na rua e encontrei meu pai baleado. Eu comecei a gritar para os policiais que estavam na esquina para socorrê-lo porque ele ainda estava vivo, mas eles ficaram rindo como se nada estivesse acontecendo", fala Ana Carla de Souza Santos, de 18 anos, filha primogênita de Carlos. Além dela, ele deixa esposa e um filho, de 14 anos.
Carlos trabalhava como roçador. Ana conta que o pai tinha saído para buscar os equipamentos de trabalho e para ir na casa da afilhada e depois levá-la na escola, rotina que repetia diariamente. Já Rafael foi baleado enquanto andava de bicicleta. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os policiais carregando o corpo dele até o bagageiro da viatura. Depois, eles saem sob gritos de moradores revoltados com o acontecido. Segundo Ana Carla, o pai também já havia sido colocado no mesmo carro, mas sem vida. "Depois que começou a encher de moradores na rua para ver o que acontecido é que eles resolveram socorrer meu pai, mas ele já saiu daqui morto", lamenta.
Durante a manhã, os policiais militares continuaram as buscas pela região de mata. No local foram encontradas duas armas e um simulacro. A PM acredita que o material apreendido seja dos criminosos que atiraram contra os agentes. O caso foi registrado na 89ª Delegacia Policial de Resende. A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a Corregedoria da Corporação instaurou um procedimento apuratório para verificar as circunstâncias do fato.
Publicidade
Leia mais