Publicado 28/04/2025 15:00
Resende - A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue promovendo melhorias no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sergio Gregori. Em abril, a unidade incluiu uma série de novidades, que vão desde novos cômodos, passando por novos aparelhos tecnológicos, até novos protocolos de humanização do atendimento.
PublicidadeO HME acaba de ganhar um novo centro de estudos, novos aparelhos de anestesia, uma reforma na sala de prescrição multidisciplinar, reforma com pintura nos setores de enfermaria e medicação e a implementação de ações humanizadas nos mais diversos setores. As atualizações no hospital já foram concluídas e estão funcionando para o atendimento da população.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Graciosa, as novidades fazem parte de uma diretriz de aprimoramento constante, que acontece na Saúde de Resende desde 2017.
"Estamos dando sequência ao processo que a saúde pública de Resende vive há 8 anos. Nosso objetivo é sempre buscar novas formas de melhorar o serviço oferecido à população. O HME é um hospital de muita importância para o município, que segue ganhando atenção e novidades. Aquisição de aparelhos é sempre um reforço importante, assim como repensar o espaço de trabalho da unidade e oferecer um cuidado cada vez mais humanizado. São conquistas que merecem ser celebradas e temos certeza de que ainda vem muita coisa boa pela frente", disse o secretário.
Ações humanizadas
Com o objetivo de avançar na humanização dos atendimentos, o HME vem desenvolvendo novas ações para ampliar o cuidado aos pacientes internados. Inicialmente foi implantado o Prontuário Afetivo, uma estratégia que busca resgatar parte da história do paciente, com informações sobre características e gostos, permitindo que os profissionais possam acessar a pessoa que está internada e não apenas o adoecimento e o tratamento.
Os Prontuários Afetivos ficam localizados nos leitos dos pacientes, para que todos os profissionais que estão prestando o cuidado o conheçam melhor. A unidade inaugurou, mais recentemente, o Mural das Emoções, que fica posicionado no corredor das enfermarias.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, esse espaço foi criado para que pacientes, acompanhantes e profissionais possam expressar como estão se sentindo neste momento de vida, além do compartilhamento de palavras de carinho, força e esperança, que aquecem a alma e fortalecem aqueles que estão enfrentando dias difíceis. Além de facilitar a expressão emocional, pode se tornar mais um canal para favorecer a comunicação, o que colabora com a humanização do ambiente hospitalar e com a qualidade do cuidado realizado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.