Publicado 27/07/2023 11:19
Rio das Ostras - A Enel Distribuição Rio está realizando o projeto Energia Legal em Rio das Ostras, RJ, com o objetivo de combater fraudes e furtos de energia elétrica, além de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos dessa prática. Durante a iniciativa, a Enel Rio oferece uma série de serviços à população, incluindo troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociação de dívidas com condições especiais e orientações de segurança e consumo consciente de energia.
O projeto já realizou 48 edições em diferentes cidades desde o final de 2019, identificando furto de energia em mais de 21 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais. O furto de energia é crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, e prejudica a qualidade do serviço prestado, afetando todos os consumidores da concessionária.
Além de ser uma prática ilegal, o "gato" também coloca em risco a vida das pessoas que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligações diretas na rede elétrica. Choques elétricos e acidentes graves podem ocorrer, resultando até em fatalidades.
Durante o projeto Energia Legal, os moradores de Rio das Ostras terão acesso a diversas ações da Enel Rio, incluindo atendimento em uma unidade móvel, onde poderão solicitar serviços como segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívidas. A distribuidora também oferecerá dicas de segurança e consumo consciente de energia, além de informações e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), que proporciona descontos de até 65% na conta de energia.
Para incentivar a eficiência energética, a Enel Compartilha Eficiência promoverá a troca de geladeiras por modelos mais eficientes, com selo Procel de economia de energia. Os clientes poderão se cadastrar para o sorteio das geladeiras eficientes, que ocorrerá na sexta-feira (28), no mesmo dia da troca das geladeiras beneficiadas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.