Evento será no Teatro Municipal Joel BarcellosFoto: Divulgação
Publicado 20/09/2023 15:42 | Atualizado 20/09/2023 15:59
Publicidade
Rio das Ostras - O Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, se tornará o palco da sétima arte neste fim de semana, dias 23 e 24, a partir das 15h, com a realização do I Festival de Curtas Flávio Migliaccio. O evento, apoiado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresentará 16 curtas-metragens finalistas, que foram premiados em uma cerimônia na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro.
Com 168 produções inscritas de diversas partes do país, o festival abrange quatro categorias: Animação, Documentário, Experimental e Ficção. Um júri composto por especialistas em cinema teve a difícil tarefa de selecionar os 16 melhores filmes, sendo quatro por categoria que competirão pelo troféu do festival.
Na Categoria Animação, o vencedor foi "Selfie," dirigido por Alex Sernambi, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, seguido por "Era uma Noite de São João," de Bruna Velden, de João Pessoa, Paraíba, "Sonhos da Isah," de João Ricardo Costa, de Santa Catarina, e "Jack e os Heróis Classe S," de Filipe Bazilio, de Nova Iguaçu (RJ).
Na categoria Documentário, "Grão," dirigido por Adriana Miranda, do Rio de Janeiro, recebeu o prêmio principal. "Cabocolino," do cineasta pernambucano João Marcelo Alves, ficou em segundo lugar. "Nossos Mortos Têm Voz," de Fernando Souza e Gabriel Barbosa, e "Deixa Ela Tocar," de Carol Crispim, ambos produzidos no Rio de Janeiro, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
A categoria Experimental destacou "Tecnofagia," dirigido por Marcos Lamoureux, de São João de Meriti, como o vencedor. Outros curtas desta categoria incluem "Matchbox – Caixa de Fósforos," de Jennifer Cabral, de São Paulo, "Saudades," de Marília Gurgel, do Rio Grande do Norte, e "Semeando a Terra," de R. Fonte Mutt, de Brasília.
Finalmente, na categoria Ficção, o curta "Lente de Aumento," dirigido por Pedro Lucas, do Rio de Janeiro, foi o grande vencedor. "Um Café e Quatro Segundos," de Cristiano Requião, ficou em segundo lugar, seguido de "O Vestido de Myriam," de Lucas H. Rossi, em terceiro lugar, e "Travessia," de Gabriel Lima, em quarto lugar.
Além das exibições dos 16 curtas, o festival também incluirá a apresentação do documentário "Migliaccio – o Brasileiro em Cena," dirigido por Alexandre Rocha, Marcelo Pedrazzi e Tuco, que explora a vida e o trabalho do saudoso ator Flávio Migliaccio, uma figura marcante na arte brasileira.
O Festival de Curtas Flávio Migliaccio não apenas homenageia o legado de Flávio Migliaccio e suas contribuições para o cinema brasileiro, mas também celebra o compromisso com a arte da interpretação e a realização audiovisual em termos artísticos, políticos e humanos. A programação completa das sessões no Teatro Municipal Joel Barcelos está disponível no site oficial do festival.
Publicidade
Leia mais