A capoeira é considerada patrimônio imaterial do Brasil desde 2008Foto: Divulgação
Publicado 01/03/2024 13:31
Rio das Ostras - A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), está oficialmente catalogando o ofício de Mestra e Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira. O objetivo é levantar informações para a construção de políticas públicas e garantir a preservação desses bens culturais.
A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) está incentivando os capoeiristas locais a se cadastrarem por meio de um formulário disponibilizado no link: Formulário de Cadastro. Todos os documentos comprobatórios devem ser enviados para o e-mail capoeira@inepac.rj.gov.br para finalização do cadastro.
A Capoeira é considerada patrimônio imaterial do Brasil desde 2008. A ação, liderada pelo Inepac, visa mapear a presença de capoeiristas nos 92 municípios fluminenses, além de criar um banco de informações para melhor promover e valorizar tanto os Mestres e Mestras quanto as Rodas de Capoeira.
Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac, destaca a importância da gestão compartilhada na preservação do patrimônio cultural imaterial. "A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestra e Mestre de Capoeira são bens culturais de todos os cidadãos brasileiros, e nós, enquanto poder público, devemos cumprir o papel de garantir que tais bens sejam protegidos", ressalta.
Publicidade
Leia mais