Monitoramento intensivo da Defesa Civil e Guarda Ambiental em áreas de preservação de Rio das Ostras, diante do risco elevado de incêndios florestais.Foto: Divulgação
Publicado 19/02/2025 18:01
Rio das Ostras - A Defesa Civil de Rio das Ostras entrou em estágio de atenção nesta quarta-feira (19), devido ao risco elevado de incêndios florestais. Em resposta, equipes da Guarda Ambiental e da Defesa Civil começaram um monitoramento intensivo das principais áreas de preservação do município.
Publicidade
O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, destacou que práticas como a queima irregular de lixo, especialmente próximo a áreas vegetativas, e o uso do fogo para limpar terrenos contribuem significativamente para o aumento do risco de incêndios. Ele também alertou para fatores naturais, como o calor extremo e a baixa umidade, que facilitam a propagação do fogo.
Martins reforçou que soltar balões, além de ser crime ambiental, é um dos principais causadores de incêndios e alertou a população para denunciar qualquer prática irregular. O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) classificou o risco de incêndios florestais na Baixada Litorânea, incluindo Rio das Ostras, como muito alto.
Em casos de incêndio, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, com a Defesa Civil pelo 199 ou com a Guarda Ambiental pelo 153.
Leia mais