Publicado 03/05/2025 14:28
Rio das Ostras - Municípios da região serrana e litorânea fluminense deram um passo importante rumo à integração das políticas públicas de segurança. Representantes de Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus, Trajano de Moraes, Quissamã e Conceição de Macabu se reuniram na Secretaria de Ordem Pública de Macaé para discutir a criação de um consórcio intermunicipal de segurança.
PublicidadeA proposta visa fortalecer a atuação conjunta entre as cidades e ampliar a capacidade de captação de recursos federais, especialmente aqueles voltados a municípios com população superior a 500 mil habitantes — um critério que hoje exclui a maioria das cidades da região.
O secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Carlos Menegasi, destacou a importância da união regional para superar os desafios locais. “Com o consórcio, conseguiremos atender os critérios do Governo Federal para o repasse de verbas e alinhar ações conjuntas entre as cidades”, afirmou.
A articulação também visa criar estratégias integradas no combate à criminalidade, compartilhando informações, estruturas e soluções para promover mais eficácia nas operações de segurança. A próxima etapa será a formalização jurídica do consórcio, que deve ampliar as possibilidades de investimento em tecnologia, treinamento e estrutura operacional para as guardas municipais e forças de segurança regionais.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.