Artesãos de Rio das Ostras recebem a Carteira Municipal do Artesão, garantindo acesso a benefícios e capacitaçãoFoto: Divulgação
Publicado 22/08/2025 14:36 | Atualizado 22/08/2025 14:40
Rio das Ostras - A Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) entregou a Carteira Municipal do Artesão a 181 profissionais da cidade. A cerimônia aconteceu na Área Gourmet do Shopping Plaza Rio das Ostras e reuniu artesãos interessados em ampliar oportunidades de capacitação e fortalecer suas atividades.
Publicidade
A Carteira Municipal oferece aos artesãos acesso a uma série de benefícios, como descontos na compra de materiais, participação em oficinas de capacitação, além de facilitar a inserção em feiras, eventos e exposições culturais. Segundo Rosemarie Teixeira, presidente da Froc, o documento representa um importante avanço para a categoria.
“Essa iniciativa amplia horizontes e permite que os artesãos participem de feiras, eventos e até viagens. A Carteira confere a eles um suporte diferenciado e fortalece a produção artesanal na cidade”, afirmou Rosemarie.
Entre os parceiros da Froc, a loja Caçula oferece descontos especiais na compra de produtos para os artesãos cadastrados, reduzindo custos de produção. “Nosso convênio permite que os artesãos adquiram materiais a preço de atacado. Essa é apenas uma das vantagens, mas abre muitas portas para a categoria”, explicou Roberto Santos, gerente de marketing da loja.
Durante a solenidade, Rosemarie anunciou a reabertura do cadastro para novos artesãos interessados em obter a Carteira Municipal, com inscrições abertas de quinta-feira, 21, até 22 de setembro. O credenciamento será realizado na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 16h. Mais informações estão disponíveis na edição nº 1851 do Jornal Oficial.
O evento também marcou o início de atividades de capacitação para a categoria. Oficinas gratuitas de confecção de bonecas de pano, arte em feltro e modelagem em biscuit foram oferecidas na tarde desta quarta-feira, com instrutores das Lojas Caçula. O coletivo Galpão das Artes também oferecerá cursos gratuitos às terças e quintas-feiras, com kits de oficina disponíveis na loja Caçula do Shopping.
Além disso, haverá seleção de professores locais para ministrar cursos nas segundas, quartas e sextas-feiras. Entre as oficinas com inscrições abertas, estão Biscuit, na quinta-feira (21), das 10h às 12h, e Laços, das 14h às 16h; Arte em Feltro, na terça-feira (26), das 10h às 12h, e Crochê, das 14h às 16h.
Leia mais