Publicado 05/02/2026 11:51
Rio das Ostras - A chuva intensa que caiu sobre Rio das Ostras na quarta-feira, dia 4, mudou a rotina da cidade e exigiu resposta rápida das equipes de emergência. Em apenas duas horas, foram registrados 91 milímetros de precipitação, volume considerado elevado e suficiente para deixar o solo encharcado e ampliar o risco de transtornos em diferentes pontos do município.
PublicidadeO acumulado de chuva nos primeiros cinco dias de fevereiro já chegou a 151 milímetros, número que representa mais da metade do total registrado durante todo o mês de janeiro, quando choveu 253 milímetros. O cenário colocou o município em alerta máximo, com atuação contínua da Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto durante 24 horas.
As ações se concentraram na limpeza de redes de drenagem, no monitoramento das bacias hidrográficas e no atendimento em vias públicas, com uso de máquinas e caminhões. O objetivo foi reduzir alagamentos e garantir melhores condições de circulação para moradores e motoristas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins, o volume elevado em curto período potencializa os impactos. Ele explicou que, com o solo saturado, novas chuvas intensas tendem a causar transtornos de forma mais rápida.
O alerta meteorológico do Cemaden-RJ indica que o tempo segue instável até domingo, dia 8, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, além de raios, ventos que podem chegar a 85 quilômetros por hora e chance de granizo na região.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou (22) 2760-8394, o Samu pelo 192 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.