O uruguaio José Luis Garcia (foto acima) confraterniza com uma torcedora de Portugal. A comunidade portuguesa foi à loucura com CavaniFOTOS Marcio Mercante
Por LUIZ ALMEIDA
Publicado 30/06/2018 20:50 | Atualizado 30/06/2018 20:50

Rio - Haja coração. No primeiro dia das oitavas de final da Copa da Rússia, portugueses se reuniram em peso ontem no tradicional Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica, na Zona Norte, para assistir ao jogo entre Uruguai e Portugal. Para tristeza da comunidade portuguesa da cidade do Rio, a Celeste venceu a equipe de Cristiano Ronaldo por 2 a 1. Mais cedo, a França derrotou a Argentina por 4 a 3.

Na rua 14 do Cadeg, um restaurante uruguaio reuniu portugueses e um solitário torcedor do Uruguai. Em harmonia, todos vibraram durante os 90 minutos de confronto entre as duas seleções. Nascido em Montevidéu e há sete anos no Brasil, o adestrador de cães José Luis Garcia dividia a mesma mesa com uma família de descendentes de portugueses. "Queremos a vitória e acreditamos na dupla Luis Suárez e Edinson Cavani para ganhar a Copa. Agora, que venha a França!", vibrou o uruguaio.

Logo ao lado, na rua 16, cerca de 200 torcedores de Portugal transformaram um tradicional restaurante português em uma pequena embaixada lusitana. Antes da partida, muita festa, bolinhos de bacalhau e vinhos. Houve até mesmo a apresentação de um conjunto de música típica. Animados, a colônia portuguesa apostava na vitória. Mas, aos sete minutos do primeiro tempo, Cavani abriu o placar. No segundo tempo, Portugal empatou com Pepe. Em seguida, novamente Cavani balançou a rede, decretando a vitória do Uruguai.

"É uma pena, estamos fora. Mas jogamos de igual para igual e eles precisaram suar a camisa para nos superar. Vida que segue. Agora é esperar o Brasil vencer o México", lamentou, resignada, a arquiteta Fernanda Campos, neta de portugueses.

Para o militar Sérgio Maeda, a seleção portuguesa jogou muito melhor, mas não conseguiu neutralizar os ataques do Uruguai e acabou deixando o atacante Cavani marcar os dois gols da Celeste. "Foi muito azar. Infelizmente, não deu para Portugal. Jogamos melhor, mas perdemos", reclamou. Ao seu lado, a portuguesa Elisabeth Rodrigues chegou a acreditar na vitória. "Acertei o placar, 2 a 1, mas errei a seleção. Ganhou o Uruguai", brincou ela, triste com a derrota.

Brasileiros secam os 'hermanos'
Publicidade
Pela manhã, a torcida brasileira vibrou com a classificação da seleção da França, que derrotou a Argentina por 4 a 3 em um jogo bastante disputado. Em um bar da Lapa, a maioria dos clientes 'secou' o tempo todo a equipe 'hermana' e apoiou entusiasmada os franceses.
"Desde o começo da Copa estou torcendo contra a Argentina e a Alemanha. Assim, eles não 'esbarrariam' na gente. A Alemanha já foi embora, agora é a vez da Argentina. Isso é muito bom", vibrou, aos gritos, o assistente de produção Pedro Henrique Feitosa, morador do Centro.
Publicidade
O vendedor Leonardo Assis fez coro ao assistente de produção e adorou o resultado da partida, com a vitória da França. "Queria que eles metessem uns 5 a 0, mas não foi possível. Mesmo assim, posso comemorar bastante o resultado", disse.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias