A maquiadora Claudia Perrotta instalou aplicativo no celular e trocou o número do telefone fixo para não ser mais incomodadaFoto: Daniel Castelo Branco
Por Bruna Fantti e Gustavo Ribeiro
Publicado 22/07/2018 03:00 | Atualizado 23/07/2018 13:13

Rio - Quando o telefone toca e aparece um código de área diferente, muita gente já não atende temendo ser importunado por algum serviço de venda ou cobrança. Não é à toa que as queixas referentes a ligações de telemarketing importunas ou abusivas no Reclame Aqui, o maior site de reclamações contra empresas, subiram quase 23% no país no primeiro semestre de 685, em 2017, para 841, em 2018. Na contramão de outros estados, o Rio não tem legislação que permita bloquear todas as chamadas e mensagens do setor automaticamente. Mas existem recursos tecnológicos e jurídicos para evitar o incômodo.

Diversos aplicativos para bloqueio de chamadas e mensagens indesejadas estão disponíveis para celulares. Para o especialista em tecnologia, Henrique Carvalho, diretor técnico da Dinatech Brasil, um deles, de uso gratuito, se destaca. É o TrueCaller, que reduz chamadas e torpedos de propagandas, robôs que anunciam promoções, cobranças, entidades pedindo doações e tentativas de crimes virtuais. Ele funciona com base de dados alimentada pelos usuários 250 milhões no mundo , que incluem em uma lista de proibições os números de telemarketing ou golpes. Quando um número é incluído, ele alerta que se trata de uma empresa, podendo ser bloqueado automaticamente.

"Tendo essa base compartilhada, você evita, por exemplo, no Rio de Janeiro, receber uma chamada do Maranhão fazendo telemarketing de um produto. Isso porque alguém de lá já colocou aquele número. E ele também identifica SMS com possíveis links de vírus e golpes bancários", explica o especialista. O TrueCaller pode ser baixado em aparelhos Android ou iOS.

Existem outros aplicativos que funcionam sem essa base compartilhada, como o Call Blocker, grátis, que dá a opção de adicionar números específicos a uma lista negra individual. As configurações dos aparelhos modernos também têm um recurso para bloquear números um a um, mas as empresas acabam ligando de linhas diferentes, dificultando o filtro.

Cansada de receber ligações em horários inconvenientes, a maquiadora Claudia Perrotta, 54 anos, instalou o Call Blocker no celular e as investidas reduziram. Já para o telefone fixo, que não possui tais soluções, decidiu trocar a linha que tinha há 20 anos. Ela chegava a receber 20 ligações por dia. "Ficou insuportável, porque as empresas ligavam várias vezes por dia. Pedi o identificador de chamadas, que é cobrado, e passei a deixar de atender números desconhecidos. Não adiantou, porque elas ligavam às 7h da manhã ou às 9 da noite", lembra.

Os sites dos Procons de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina possibilitam que os cidadãos cadastrem seus números para impedir o contato de empresas de telemarketing em geral, sujeitas a sanções por descumprimento. O Procon-RJ não tem esse serviço, porque não é previsto na legislação estadual. De acordo com a autarquia, os consumidores podem solicitar a interrupção de chamadas e mensagens direto às operadoras, mas estas só conseguem bloquear os contatos provenientes de seus serviços de telemarketing e não de terceiros.

Lei estadual só permite chamadas de segunda a sexta
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Assédio incomoda consumidores
COMO SE LIVRAR
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APLICATIVOS
Aplicativos prometem bloquear ligações e mensagens indesejadas e golpes. Alguns programas gratuitos são o TrueCaller (recomendado pelo especialista Henrique Carvalho, da Dinatech Brasil) e o Call Blocker.
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CONFIGURAÇÕES
Muitos celulares têm configurações para impedir chamadas e mensagens de números específicos ou restritos. A pessoa pode adicionar outros que identificar como telemarketing, um a um, em uma lista de bloqueio. Cada modelo tem um passo a passo. Consulte o manual ou o fabricante.
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OPERADORAS
Os consumidores podem informar às companhias de telefonia fixa e móvel que não desejam ser procurados por elas. Ao contrário de outros estados, o Procon-RJ não tem cadastro para se ver livre de empresas de telemarketing em geral.
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BUSCA DE DIREITOS
Os incomodados podem procurar os órgãos de defesa do consumidor para resolver conflitos no campo administrativo. A Delegacia do Consumidor e o Judiciário são outros meios.
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