Cemitério Ecológico de Queimadosdivulgação
Por RAFAEL NASCIMENTO
Publicado 02/11/2018 03:00 | Atualizado 02/11/2018 10:39

Rio - Entre esta sexta-feira e domingo, milhões de pessoas devem passar pelos cemitérios do estado. Somente nos nove cemitérios administrados pela Concessionária Reviver no município do Rio, a estimativa é de 500 mil visitantes, sendo 350 mil apenas hoje. Entre cemitérios públicos e particulares, a capital fluminense conta com 21 necrópoles.

Os cemitérios estão com uma programação intensa para celebrar o Dia de Finados. Uma das solenidades mais tocantes acontece no Jardim da Saudade, em Sulacap. Um monumento em homenagem aos policiais vítimas da violência no estado será inaugurado. A cerimônia de inauguração da estátua 'Monumento em Memória dos Policiais', obra dos artistas Alberto Martignoni e Rodrigo Camacho, será às 10h.

Também durante todo o dia, visitantes e familiares poderão assistir à Exposição Virtual 'In Memoriam' em totens, dedicada aos policiais com fotos, histórias, sonhos e paixões de muitos destes homens, que morreram cedo, pelo amor à farda, com dedicatórias de cada uma das famílias. A programação terá ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica da PM, além de missas e cultos.

Monumento no Cemitério Jardim da Saudade de SulacapDIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira, o dia foi de preparativos para homenagear parentes e amigos que já se foram. Com baldes, vassouras, pás e muita disposição, dezenas de pessoas retiraram as flores desbotadas que enfeitavam as sepulturas e as substituíram por buquês novos, de cores vivas. No Cemitério São Francisco Xavier, Caju, o movimento foi intenso. A aposentada Ana de Souza, 80 anos, aproveitou a manhã para decorar o jazigo de familiares. "É uma tradição que vem da minha avó, passou para a minha mãe e eu continuo", comentou Ana. "Elas sempre tiveram um cuidado e um carinho muito grande com os mortos. Estou aqui para prestar essa homenagem", completou a aposentada, que comprou várias flores para depositar no túmulo.

Em Queimados, na Baixada, foi inaugurado um cemitério sustentável. O sistema de captação do cemitério vai provisionar as águas das chuvas em dois reservatórios com capacidade para meio milhão de litros, que serão reutilizados. A energia será proveniente da luz e do calor do Sol, os carros para cortejo ecológicos e os artigos de uso em geral biodegradáveis. Segundo o Climatempo, o feriado terá muita nebulosidade, devido a frente fria que passa pelo estado.

Agende-se

Jardim da Saudade - Sulacap

Tributo em memória aos policiais vítimas da violência, com inauguração do monumento dedicado às suas vidas, às 10h, e apresentação da Banda Sinfônica da PM, 10h30.

Exposição virtual 'In Memoriam', durante todo dia, com totens dedicados aos policiais mortos, contendo fotos e histórias.

Missas: 8h, 11h, 14h e 16h

Culto evangélico: 13h.

Jardim da Saudade - Paciência

Manifesto 'Pátria Amada Paz' com os músicos do Theatro Municipal, às 10h.

Missa, às 11h, e culto, às 12h.

Cemitério do Catumbi

Missa de hora em hora, com abertura de padre Marcos Queirós, às 8h, e encerramento de padre Claudio Fernandes.

Recitação do Terço (seminaristas), às 13h.

Cemitério da Penitência

Bênção de Finados feita pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, às 9h.

Orquestra da Maré, às 9h15.

Missas de hora em hora, desde às 8h até 17h.

Campanha 'Pelo que você é grato?' terá várias atividades, entre elas um grande painel onde os visitantes poderão deixar mensagens.

Palestra sobre a angústia do luto, workshop sobre flores e tour guiado com o historiador Milton Teixeira.

Cemitério Santa Cruz

Missas: 8h, 9h, 11h e 15h, sendo a última celebrada por Dom Orani Tempesta.

Cemitério Murundu (Realengo)

Missas: 8h, 10h, 12h, 14h e 16h30, sendo a última celebrada pelo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Cemitério Cacuia (Ilha do Governador)

Missas: 9h, 11h, 14h e 17h. Terços e louvores católicos: 8h, 10h, 15h e 16h.

Cemitério Ricardo de Albuquerque

Missas de hora em hora, desde às 8h até 17h.

Cemitérios Rio Pax

A concessionária administra os cemitérios São João Batista, em Botafogo; Campo Grande; Irajá; Inhaúma e Pechincha.

Religiões de matriz afro-brasileira farão cerimônias e prestação de serviços sociais a partir das 8h30.

Missas de hora em hora.

A Igreja Evangélica cuidará da distribuição de água, prestação de serviços sociais e distribuição de literatura devocional, em horários variados.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias