Publicado 15/01/2020 03:30
Depois de inúmeras queixas da população sobre a água estar chegando às torneiras com sabor e gosto de terra ou barro,moradores de algumas regiões do Centro e da Zona Sul têm nova reclamação. Agora é o cheiro e gosto fortes de cloro.
Moradora de Santa Teresa,a fotógrafa Bruna Macedo, de 26 anos, reclama das despesas extras. “A gente é obrigado a pagar duas vezes pela água.
Além da conta da Cedae, que não para de chegar, também compramos água mineral”,diz. Já Edna dos Santos, que mora no mesmo bairro, ressalta que a água ainda está com sabor de terra. Ela e um de seus filhos, por sinal, já precisaram de atendimento médico. “Sentimos uma cólica muito forte e está difícil comprar água mineral nos mercados”.
Especialista em Engenharia Sanitária, o professor Gandhi Giordani, da Uerj, diz que existe limite padrão para a água clorada ser considerada potável. “Geralmente, o máximo que cada litro de água pode ter é 0,5 miligramas de cloro. Do contrário, pode acarretar irritações de pele ou mucosas”,avisa. “Os clientes devem ligar para a Cedae e exigir medição de pH, cloro e turbidez. É um direito”, ensina.
No Alemão, a aparência é de lama
Apesar de em alguns bairros a água não estar mais turva, há regiões onde o líquido parece lama. É o caso do Complexo do Alemão, onde vive Camila Nunes. "A água tem cor estranha, está fedendo e com gosto horrível". Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Vigilância Sanitária (municipal e estadual) e Cedae, coordenados pelo Ministério Público, colheram amostras na Estação Guandu. A expectativa é que o resultado sobre padrões de cloro residual, presença de coliformes fecais e bactérias seja conhecido em até 15 dias.
Ontem, o governador Wilson Witzel postou no Twitter. "São inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água. Determinei apuração rigorosa tanto da qualidade quanto dos processos de gestão da companhia".
Ontem, o governador Wilson Witzel postou no Twitter. "São inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água. Determinei apuração rigorosa tanto da qualidade quanto dos processos de gestão da companhia".
A Agência Reguladora de Energia e Saneamento (Agenersa) recebeu relatório da Cedae sobre a qualidade da água, mas oficiou a companhia a mostrar relatórios complementares. Se comprovada falha, a empresa pode ser multada em mais de R$ 5 milhões. A Cedae anunciou que hoje dará uma entrevista à imprensa sobre o assunto.
Comentários