Rio - Um menino de cinco anos foi atingido por uma bala perdida, na noite desta segunda-feira, no Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Arthur Gonçalves Monteiro Esperança estava com o pai, Paulo Roberto Monteiro Esperança, 36, em um campo de futebol, quando foi baleado na cabeça, por volta das 20h30.
O pai da criança também foi baleado, sendo atingido na mão. Ele foi atendido e liberado logo em seguida.Paulo Roberto Monteiro Esperança, pai do ArthurReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Ainda não há informações de onde partiu o tiro que atingiu pai e filho. A Polícia Militar disse que no momento em que eles foram baleados, agentes da UPP São João que estavam se deslocando pela comunidade foram atacados a tiros por criminosos. Os PMs reagiram e houve confronto.
Publicidade
Ainda segundo a corporação, só depois dos disparos é que a equipe policial ficou sabendo que duas pessoas foram baleadas e socorridas para um hospital da região.
O caso é investigado pela 25ª DP (Engenho Novo). A Polícia Civil disse que foi instaurado um inquérito para apurar o caso e que testemunhas serão ouvidas. "Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer o fato", acrescentou.
Publicidade
A Secretaria estadual Vitimização informou, na manhã desta terça, que está em contato, desde a noite de ontem, com familiares do pequeno Arthur.
"A equipe psicossocial está nesse momento na unidade hospitalar acompanhando o caso e ofereceu auxílio psicossocial aos parentes da criança", a pasta acrescentou, em nota.
Publicidade
QUATRO CRIANÇAS BALEADAS EM 2020
De acordo com o aplicativo Fogo Cruzado, somente neste ano, quatro crianças (menores de 12 anos) foram vítimas de bala perdida na Região Metropolitana Rio. A média é de um menor por semana.
Ainda segundo o aplicativo, em 2019, 189 pessoas foram vítimas de bala perdida ao longo do ano, 20 delas tinham até 12 anos (cinco morreram). Em janeiro, foi apenas um caso.
fotogaleria
Arthur Gonçalves Monteiro Esperança tem apenas 5 anosArquivo Pessoal
Paulo Roberto Monteiro Esperança, pai do ArthurReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Criança está internada em estado grave no Hospital Salgado FilhoReprodução / TV Globo
Comentários