Município de Belford Roxo tem a segunda pior situação na Saúde Pública do estado: três leitos para cada 10 mil habitantesLuciano Belford
Por Aline Cavalcante
Publicado 24/09/2020 00:00
RIO - A cidade que se tornou município no ano de 1990, após emancipação de Nova Iguaçu, tem problemas que vão desafiar o próximo governante, em 2021. O atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho (MDB), chegou a ser afastado do cargo pelo Ministério Público - mas conseguiu derrubar a decisão - por causa de irregularidades na contratação de empresas responsáveis pela coleta e transporte de lixo urbano. A investigação evidenciou, também, irregularidades administrativas em pavimentação de vias públicas e de locação de imóveis pelo Executivo local. 
Na Saúde Pública, um grande problema: apenas três leitos para cada 10 mil moradores, a segunda pior situação do estado.  A baixa oportunidade de emprego também é um ponto negativo. Para cada 100 habitantes, o município oferece aproximadamente seis vagas de trabalho e mais de 24% das pessoas dependem do Bolsa Família. 
Publicidade
A violência - sempre ela! - é um dos fatores que prejudicam o desenvolvimento da cidade em diversas áreas, inclusive na geração de empregos, já que a criminalidade afasta o investimento de grandes empresas. A taxa de crimes violentos contra a vida é de quase 64 por 100 mil habitantes. Já em infraestrutura, a falta de abastecimento de água atinge 24% da população, e 84% não têm rede para coletar e tratar o esgoto.
O outro lado
A Secretaria municipal de Saúde informou que conta com 247 leitos (o que dá cerca de 4 leitos para cada 10 mil moradores) distribuídos entre as quatro unidades de pronto atendimento. E disse ter recebido do governo estadual ventiladores, monitores, camas hospitalares e bombas infusoras, material que possibilitará o funcionamento de mais 20 leitos.

A prefeitura lembrou, ainda, que tem se empenhado para atrair empresas para o município, e que duas grandes companhias do setor de comércio já estão se instalando na cidade, além de duas grandes redes de supermercados, previstas para o ano que vem.

Sobre saneamento básico, a prefeitura afirmou que iniciou um trabalho de regularização das ligações de esgoto que já beneficiou mais de 30 bairros, e que a Cedae já instalou cerca de 80km de sua rede no município.
Publicidade


RAIO-X 

População: 513. 118 habitantes

Densidade demográfica:6 496,4 hab./km²

Economia: Baseada em ampla maioria no setor terciário. Suas maiores empresas são a indústria química Bayer do Brasil, Termolite e a Lubrizol.


ASSIS FREITAS (PCdoB)

Nordestino de João Pessoa, chegou em Belford Roxo em 1972. Em 2018 foi candidato a deputado estadual pelo PT. Líder comunitário, Assis defende movimentos sociais e sindicais.

CRISTIANO SANTOS (PL)
Vereador de Belford Roxo é famoso por ser irmão do traficante Marcinho VP. Cristiano Santos chegou a ser preso em 2006 sob acusação de tráfico de drogas. Sua candidatura a vereador, em 2016, foi mantida por liminares e recursos.

FERNANDO ATHAIDE (PSB)
Formado em direito e informática, Fernando é professor, ativista e defensor dos animais. A aposta do partido no candidato é que ele seja um nome para mudar o ritmo político da cidade, que tem sempre os mesmos nomes nas disputas.
Publicidade

JUNIOR CRUZ (PSD)

Policial militar, bacharel em direito e assumidamente Bolsonarista. Em 2018 foi candidato a deputado estadual, mas não conseguiu se eleger. Junior foi assessor do deputado estadual Anderson Moraes (PSL).


NEUZINHA JORNALEIRA (PSOL)

Já foi candidata a vereadora em 2012 e a deputada estadual em 2016.


WAGUINHO (MDB) 
O atual prefeito de Belford Roxo e já foi eleito deputado estadual pelo estado do Rio de Janeiro. Em 2008, foi candidato a vereador e logo após sua posse foi eleito Presidente da Câmara Municipal. Candidatou-se a Deputado Estadual em 2010 e reeleito em 2014.