Publicado 10/03/2021 11:40 | Atualizado 10/03/2021 11:41
Rio - A família de Luciana dos Santos Bezerra Carvalho, de 24 anos, grávida de 23 semanas, pede doações de plasma covalente para ajudar na recuperação da jovem. Ela está internada no Hospital de Icaraí, em Niterói, entubada devido a Covid-19.
"Venho fazer um apelo às clínicas de hemoterapia que tenham o plasma convalescente disponível e compatível com o fator Rh B positivo (B +) em seus estoques que nos ajude. A Luciana está lutando bravamente para salvar a própria vida e também a vida do bebê", dizia a publicação da tia da jovem, Fabiane Oliveira.
O plasma covalente é utilizado para tratamento de casos de Covid-19 como o Luciana. Devido a gravidez, a jovem se enquadra no grupo de risco da doença. De acordo com a família, o estado dela é considerado grave.
O material é extraído do sangue de pessoas que já tiveram Covid-19 e estão no período pós-doença, estando 15 dias assintomáticos.
"Temos pressa e urgência. Quem puder nos ajudar, por favor nos procure por meio do hospital para que essa doação seja feita", apelou Fabiane.
Veja as especificações para doação de plasma
- Ter entre 18 a 55 anos;
- Pesar mais de 60 kg;
- De ambos os sexos, mas de preferência feminino, sem gestação;
- Durante o período da presença da Covid-19 no corpo, o doador não pode ter recebido transfusão;
- O doador não pode ter sido entubado durante o período em que teve a doença;
- Ter apresentado quadro leve ou assintomático.
Onde fazer a doação
As doações deverão ser feitas na Clínica de Hemoterapia de Niterói - Rua Almirante Teffé, 594, no Centro de Niterói. Para maiores informações, ligue para o seguinte número: 2621-9100.
Para ajudar a jovem, a doação deve ser feita diretamente em nome de Luciana dos Santos Bezerra Carvalho.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.